VW Logus comemora 30 anos

O VW Logus estreou no mercado nacional em fevereiro de 1993 e foi um dos últimos dos frutos Autolatina, parceria entre Volkswagen e Ford, que tinha como missão compartilhar tecnologias e reduzir custos de produção. 

O sedã da Volkswagen de duas portas foi baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort – que deu origem também ao Pointer. A frente em forma de cunha, para-brisa inclinado, formas aerodinâmicas e a traseira estilo hiqh-deck, com grandes lanternas envolventes chamavam a atenção e era alinhado com a linha de design internacional da época.

VW Logus foi lançado em 1993

No curto tempo de vida, o Logus conquistou fãs com bom espaço interno: seu entre-eixos de 2,52 metros garantia folga para os passageiros de trás, enquanto o porta-malas de 416 litros (que chegava a 688 litros com os encostos traseiros rebatidos) acomodava as bagagens. Já os 4,28 m de comprimento lhe garantiam o devido status de carro médio.

O modelo estava disponível nas configurações CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8. No topo da gama, entregava aos clientes equipamentos como alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch” com sistema antiesmagamento, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital, itens até a chegada do Logus disponíveis apenas em modelos de categorias superiores.

Interior do Volkswagen Logus

À época, o Logus impressionou a imprensa especializada pela ótima posição ao volante e pela ergonomia acertada, com painel de instrumentos completo e controles bem posicionados.

No quesito mecânico, o Logus guardava sob o capô motores 1.6 de origem Ford e 1.8 AP, este com 86 cv e 14,5 kgfm de torque. Seu carburador eletrônico dispensava afogador, mantendo a marcha lenta sempre estável, enquanto o câmbio manual de cinco marchas se destacava pelos engates acionados por cabos, solução que garantia mais precisão.

Encontre o seu VW Logus no Usadosbr – clique aqui!

Para a linha 1994 ficou guardada a versão GLS 2.0, de até 113 cv e com CD Player como opcional. No mesmo ano estreava ainda a série especial Wolfsburg Edition, diferenciada pelo apelo mais esportivo e cores exclusivas – uma homenagem à sede da Volkswagen na Alemanha. Após 125.332 unidades fabricadas, a produção se encerrou em dezembro de 1996. 

VW Logus na Garagem II da Volkswagen

Na Garagem II da Volkswagen, que fica localizada na fábrica da Anchieta, encontra-se um exemplar de VW Logus GL 1.8 1995. A unidade pintada na cor Azul Riviera tem pacote de opcionais que inclui iluminação interna temporizada, travamento elétrico das portas, vidros com acionamento elétrico, fechamento automático das portas e rodas de liga-leve. O Logus da Garagem rodou apenas 3 mil quilômetros em sua trajetória de carro de testes do departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil.

Últimas Notícias