Volkswagen completa 20 anos da tecnologia Total Flex

A Volkswagen comemora 20 anos do lançamento do primeiro motor bicombustível, isto é, que aceita o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção.

A tecnologia que mudou a indústria estreou no Gol Power 1.6 Total Flex em 2003. Atualmente, o motor flex está presente em toda a linha nacional da Volkswagen e no SUV Taos, que é montado na Argentina. 

De 2003 até 2023 foram vendidos mais de 8 milhões veículos flexíveis Volkswagen.

O primeiro veículo bicombustível do país chegou em março de 2003, um Gol Power 1.6 Total Flex revolucionou o mercado ao conseguir rodar com etanol, gasolina ou qualquer mistura dos dois combustíveis.

A investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina iniciou em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital. 

Quer comprar um carro da Volkswagen? Confira os classificados do Usadosbr. Clique aqui

Já no início dos anos 2000, a decisão da Volkswagen em implementar o motor bicombustível foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990.

Gol Power 1.6 Total Flex 2003 foi o primeiro carro flex do Brasil

Conforme os anos, a Volkswagen foi atualizando o motor bicombustível com atualizações dos software para identificar os combustíveis de forma mais segura e rápida. Além disso, a Volkswagen tirou “tanquinho de gasolina” do carro flex em 2009 com a chegada do “Polo eFlex”. 

 “Apesar destes avanços, eu creio que a maior mudança nestes 20 anos foi o propósito do flex. Assim como o etanol na década de 1980, o flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir esse combustível de forma sustentável”, pontua Roger Guilherme, gerente do Way do Zero Center.

Sempre visando o melhor, a Volkswagen possui na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, o Way Zero Center. Um local de pesquisa que abrange projetos e tecnologias que irão contribuir com a descarbonização do setor automotivo, o que inclui a pesquisa em etanol.

Últimas Notícias