Montadoras suspendem produção no Brasil

Na segunda-feira (20 de março), quatro montadoras anunciaram uma pausa nas operações em suas fábricas brasileiras.

A lista, por enquanto, inclui a General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis (que engloba marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citröen).

As montadoras vão dar férias coletivas entre o final de março e início de abril para alguns turnos.

Motivo para suspensão da produção de veículos no Brasil

Um dos principais motivos citados pelas montadoras é a escassez de peças. Porém, outro fator importante para as paralisações é o cenário econômico instável.

Fábrica da Volkswagen


O salto na inflação afetou os preços dos automóveis, que não parou de subir nos últimos meses, resultando em quedas nas vendas. Por isso, as montadoras esperam que com a paralisação consigam ajustar o ritmo de produção e evitar acúmulo de estoque nos pátios.

O que as montadoras falam?

Conforme o site G1, as empresas vão adotar as seguintes medidas:

A General Motors vai adotar férias coletivas para três mil funcionários que trabalham nas instalações de São José dos Campos (SP) no Vale do Paraíba, a partir da próxima segunda-feira (27), diminuindo em 80% a produção. A medida chega para evitar acúmulo de estoque.

Já a Hyundai, que também quer evitar o acúmulo de estoque, confirmou que dois mil colaboradores da área de produção e equipes administrativas que atuam na unidade de Piracicaba (SP) terão férias coletivas já a partir desta segunda-feira (20) até 2 de abril. A fabricação de motores na unidade, segundo a empresa sul-coreana, continua funcionando normalmente.

A Volkswagen confirmou que dois mil trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP) terão férias coletivas também a partir de 27 de março para “manutenção da linha de produção”. A montadora alemã, diz que a ação é por conta da instabilidade na cadeia de suprimentos.

Por fim, o grupo automotivo Stellantis, vai adotar férias coletivas para um dos três turnos na fábrica da Jeep em Goiana (PE), a partir desta quarta-feira (22) até 10 de abril. A partir da próxima segunda-feira (27) os outros turnos também serão paralisados e voltam a operar só em 6 de abril.

Últimas Notícias