MINI celebra um século do legado de John Cooper

No ano em que John Cooper, o renomado engenheiro e fabricante de carros de corrida, completaria 100 anos, a influência de seu legado continua vibrante nos modelos MINI. 

Nascido em Surrey, Reino Unido, em 17 de julho de 1923, Cooper deixou sua marca no mundo automotivo, começando sua trajetória aos 15 anos como aprendiz na Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial.

Junto com seu pai, Charles Cooper, em 1947, fundou a Cooper Car Company, dedicada ao automobilismo. O pioneirismo da Cooper na classe de 500cc, precursora da Fórmula 3 atual, revolucionou o automobilismo ao posicionar o motor entre o motorista e o eixo traseiro, um feito que influenciou a Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis.

A amizade próxima com Alec Issigonis levou à criação do icônico Mini Cooper. Reconhecendo o potencial esportivo dos protótipos, John propôs a ideia a Issigonis, resultando na aprovação da BMC para produzir 1.000 unidades do Mini Cooper. O sucesso foi estrondoso desde seu lançamento em setembro de 1961, com entusiastas globalmente clamando por mais potência. Issigonis e Cooper atenderam, aumentando a capacidade do motor para 1.071 cc, alcançando 70 cv.

O nascimento de um clássico

O Mini Cooper S se destacou, não apenas no asfalto, mas também triunfando no Rally de Monte Carlo em 1963 e as vitórias gerais em 1964, 1965 e 1967. O Mini Cooper tornou-se o primeiro modelo britânico a vencer o Campeonato Europeu de Rally.

Mini Cooper Grand Prix Edição Limitada de carro ‘Especial’ para comemorar o 35º aniversário da vitória no Campeonato Mundial

A parceria entre o BMW Group e John Cooper persiste na era moderna do MINI. Em 2007, o grupo adquiriu o nome da marca John Cooper Works. Os modelos MINI John Cooper Works personificam a essência das lendas de corrida, evoluindo para carros cotidianos com manuseio divertido e alto desempenho em todas as variantes modernas de carroceria MINI. A celebração do centenário de John Cooper é, portanto, uma homenagem não apenas ao passado glorioso, mas também à contínua inovação e paixão pelos motores que definem a marca MINI.

MINI John Cooper Works Bulldog Racing Edition

Leia mais:

Últimas Notícias