Carro popular: Governo anuncia medidas com desconto de 10,79%

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (25) novas medidas para reduzir os preços dos carros de entrada no Brasil. 

O anúncio foi realizado pelo Vice-Presidente e Ministro do Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que disse que a redução nos preços dos carros pode cair até 10%. 

As novas medidas do governo visam que o preço do carro novo no Brasil tenha início na faixa dos 50 a 60 mil reais. Hoje, os carros mais baratos 0km à venda no Brasil são: Fiat Mobi, Renault Kwid com preço inicial de R$ 68.990,00.

Fiat Mobi

Conforme o anúncio, o governo vai reduzir os impostos para baratear o carro no Brasil. Para isso, os preços podem reduzir de 1,5% a 10,79% com os ajustes no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no PIS/Cofins. 

Essa redução será válida apenas para carros até R$ 120 mil e devem seguir como base três critérios:

  • Questão Social: quanto mais barato e menor for o carro, mais desconto será concedido. 
  • Eficiência energética: a redução no preço será maior para carros mais econômicos e menos poluentes.
  • Densidade industrial: quanto maior o índice de de peças nacionais, maior será a redução. 

Segundo o Alckimn: “A proposta de estímulo é transitório e anticíclico, e para esse momento que a indústria está com muita ociosidade.” E quanto mais critérios a indústria seguir, maior será o desconto no preço final. 

Além disso, o Ministro reforçou que os últimos detalhes serão discutidos com o Ministério da Fazenda, que terá 15 dias para anunciar cada faixa de desconto para os carros novos.

Leia também:

Últimas Notícias