A importância da manutenção preventiva para uma viagem de carro segura

À medida que o Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de acidentes no trânsito, chega ao fim, os motoristas têm uma oportunidade de fazer um exercício prático de manutenção de seus veículos: as viagens de férias do meio do ano. 

Nessa época, é essencial garantir que seu carro esteja em ótimas condições para proporcionar segurança e tranquilidade no passeio com a família.

O Maio Amarelo desempenha um papel significativo na conscientização sobre a segurança no trânsito, incentivando motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas a adotarem comportamentos responsáveis nas vias. 

“Viajar de carro oferece a liberdade de explorar novos destinos e aproveitar momentos especiais com familiares e amigos. No entanto, é fundamental dedicar um tempo para inspecionar o veículo antes da viagem e realizar a manutenção necessária. Além disso, os pneus são o único ponto de contato entre o carro e o piso da estrada, desempenhando um papel vital na segurança e no desempenho do veículo”, disse Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.

Por isso, separamos alguns detalhes para você verificar no seu carro antes de pegar estrada, para que sua viagem seja tranquila e segura, confira: 

  • Faça a calibragem: pneus com a pressão adequada oferecem melhor aderência, reduzem o risco de aquaplanagem e melhoram a eficiência energética, consumindo menos combustível. 
  • Realize o rodízio dos pneus: fazer a rotação dos pneus regularmente promove um desgaste mais uniforme, prolongando sua vida útil e melhorando o desempenho geral do veículo.
  • Verifique a profundidade dos sulcos: pneus desgastados têm menos aderência, especialmente em condições adversas de chuva. Substitua imediatamente os pneus se a profundidade dos sulcos estiver no limite do TWI.
Faça uma manutenção preventiva antes de pegar estrada nas férias do meio do ano
  • Verifique os fluidos do veículo: todos os fluidos do carro devem estar dentro do prazo de validade e na medida correta, para perfeita lubrificação do sistema. Verifique o óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de direção hidráulica, fluido de freio e fluido de transmissão.
  • Faça uma revisão no sistema elétrico do veículo: verifique o funcionamento de setas, luzes de freio e ré, pisca-alerta e faróis alto e baixo. Não se esqueça da bateria do veículo.
  • Realize o alinhamento e balanceamento regular: um alinhamento inadequado pode causar desgaste dos pneus e prejudicar a dirigibilidade do veículo. O balanceamento correto reduz as vibrações e proporciona uma condução mais suave.
  • Verifique os sistemas de suspensão e freios: um sistema de suspensão em bom estado melhora o conforto e a estabilidade do veículo. Os freios devem ser inspecionados regularmente para garantir a eficácia e a segurança em situações de emergência.
  • Atenção aos itens de segurança: confira se a borracha dos limpadores de para-brisa não está ressecada e se o macaco, chave de roda e triângulo estão em boas condições.  

Por isso, sempre realize uma manutenção preventiva antes de uma viagem, pois é possível   identificar riscos e problemas antes que eles aconteçam, deixando a sua viagem de carro mais segura. 

Encontre um mecânico de confiança para realizar a manutenção preventiva

Você vai gostar também

Últimas Notícias