Publicidade

Devido a pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde recomendam que as pessoas fiquem em casa. E aí entra a seguinte pergunta: quais os cuidados que devo tomar com o meu carro parado na quarentena?

Por isso, preparamos algumas dicas que vão evitar danos ao seu veículo enquanto ele estiver parado. Assim, quando acabar esse período de quarentena, você não terá gastos com o carro. Vamos lá?

Limpeza do carro

Limpeza do exterior de um veículo parado na quarentena

É importante lavar o carro e fazer uma boa limpeza no interior, removendo migalhas ou restos de comida, por exemplo, que podem atrair alguns insetos. Lavar o exterior do veículo vai ajudar a preservar a pintura.

Fluídos e combustível

Nível baixo de combustível pois ele pode "perder" no reservatório, se o carro ficar parado por muito tempo

Se vai ficar com o carro parado por muitos dias, é importante manter o nível de combustível baixo. Gasolina e álcool podem “vencer” no reservatório e o prejuízo lá na frente pode ser bem maior.

Além disso, é preciso verificar também o reservatório de partida a frio.

Mas, não é apenas o combustível que precisa de cuidados. O óleo do motor também merece atenção e deve ser trocado pelo tempo de uso, seguindo a recomendação do manual.

Carro parado no sol

Carro coberto com uma capa protetora do sol

É recomendado manter o veículo em uma garagem coberta e ventilada, impedindo a ação do sol sobre a pintura do veículo ou interior. Caso a garagem não seja coberta, cubra-o com uma capa automotiva.

Mas, é importante lembrar que a capa deve ser colocada sobre o veículo seco. Cobrir o carro molhado pode gerar manchas na carroceria.

Pneus

Pneu murcho devido o carro estar parado durante a quarentena.

Calibre os pneus conforme as instruções no manual do seu veículo. É importante manter os pneus calibrados pois, pneus com baixa pressão e parados por muito tempo podem esvaziar e se deformar.

Outra dica interessante é movimentar um pouco o carro todos os dias, para que ele não fique na mesma posição. Isso evita que, depois de algum tempo parado, o carro fique com os pneus achatados.

Publicidade

Manter a boa conservação dos pneus evitará gastos futuros com manutenção de componentes ou troca.

Freio de mão

Soltar o freio de mão é a medida mais indicada para o carro parado na quarentena. Ao longo do tempo, os componentes do freio podem grudar e isso pode trazer grandes prejuízos no futuro.

Obviamente, é preciso travar as rodas do carro antes de soltar o freio de mão.

Bateria

Bateria recebendo carga pois passou por um longo período em desuso.

Esse item merece alguns cuidados especiais. Mesmo com o carro parado, alguns itens continuam consumindo energia, como por exemplo o alarme. O que pode ser feito nesse caso é desconectar os cabos da bateria.

Porém, é importante ressaltar que essa dica vale para carros mais antigos. Por isso, é importante ler o manual de instruções do veículo e seguir as recomendações sobre longos períodos de desuso.

Já mostramos aqui no nosso blog quais são os cuidados que você deve ter com a bateria do carro.

Motor e componentes

Botão de ligar e desligar o veículo

Toda semana é preciso ligar o carro por aproximadamente 30 minutos. Dessa forma, os fluídos circularão pelos sistemas do veículo, garantindo o bom funcionamento do motor.

Mas atenção: não ligue o veículo em garagens fechadas. A queima de combustível produz monóxido de carbono e a intoxicação por esse gás pode causar a morte.

Ao ligar, entre no carro e ligue alguns componentes como os ejetores de água e limpadores do para-brisa. Também é importante verificar o funcionamento dos vidros elétricos.

Além disso, é importante ligar o ar condicionado e deixar ele funcionando por alguns minutos. Depois, desligue-o e ligue o ar quente. Essa medida previne a formação de condensação nas tubulações.

Se você seguiu as dicas acima, quando tudo voltar ao normal, basta calibrar os pneus, abastecer o carro, conferir o nível do óleo e rodar normalmente.

E aí, o que achou de nossas dicas? Tem alguma dica boa para compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários. Nesse momento, devemos ajudar uns aos outros a enfrentar essa grave crise causada pela pandemia do coronavírus.

E, se você está pensando em comprar um carro, clique aqui e confira todas as nossas ofertas de novos e seminovos

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR também no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui