A Audi apresentou pela primeira vez ao público, o seu projeto de Fórmula 1 no Salão do Automóvel de Xangai, que ocorre entre os dias 18 a 27 de abril, na China.
Conforme anunciado anteriormente pelo Usadosbr, a Audi vai se juntar a Sauber para ingressar no principal campeonato global de automobilismo a partir de 2026. Sob o lema “F1 Power made in Germany” (potência desenvolvida na Alemanha), a empresa segue desenvolvendo o seu propulsor para ingressar no torneio da FIA.
“O automobilismo é parte integrante do nosso DNA. Estamos convencidos de que o nosso compromisso com a Fórmula 1 fortalecerá o foco esportivo da Audi”, afirma Markus Duesmann, presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, no Salão do Automóvel de Xangai.
O primeiro projeto do propulsor, formado pelos motores a combustão, elétrico, bateria e unidade de controle eletrônico, está programado para entrar na fase de testes antes do final deste ano. Além disso, o simulador de desenvolvimento dinâmico usado no centro técnico para a produção de motores na cidade de Neuburg, na Alemanha, será levado aos padrões da Fórmula 1 e contribuirá ainda mais na criação do novo propulsor da Audi.
A equipe de desenvolvimento do carro F-1 da Audi conta com 260 especialistas, entre eles, há experientes funcionários da Audi Sport e da Audi com ampla experiência no automobilismo elétrico. Eles são acompanhados por especialistas com experiência em Fórmula 1 que foram contratados externamente e fortalecerão a equipe. Até o final do ano, a equipe será composta por mais de 300 funcionários.
A sustentabilidade desempenha um papel importante no futuro da Fórmula 1. Os regulamentos que serão aplicados a partir de 2026, focam em maior eletrificação, e o sistema de transmissão elétrico terá quase tanta potência quanto o motor de combustão. Os motores turbo de 1.6 litros altamente eficientes serão alimentados por combustível sintético sustentável.
Audi no Salão de Xangai
A Audi e os seus dois parceiros locais de joint venture – First Automotive Works (FAW) e SAIC Motor – estão apresentando o seu portfólio de produtos para a China em um estande conjunto no Salão do Automóvel de Xangai.
O carro de Fórmula 1 está exposto em conjunto com os conceitos Audi A6 Avant e-tron e Audi urbansphere. Além deles, estão no estande o Audi Q4 e-tron e o Audi Q5 e-tron, ambos produzidos localmente.