Audi Activesphere: SUV cupê que se transforma em picape

A Audi apresenta o conceito activesphere, a fim de explorar sua visão de futuro da mobilidade. O SUV cupê possui direção autônoma, rodas dinâmicas, tração elétrica e autonomia que supera os 600 quilômetros.

Além disso, você pode transformar o SUV cupê de 4 portas em uma picape com um simples toque de botão. Com seus 4,98 metros de comprimento, amplo vão livre e rodas de 22 polegadas, o modelo revela todo o seu talento para o off-road.

Visual clean

O veículo conceito foi concebido e projetado pelo Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia (EUA). Por isso, ele parece quebrar a barreira da racionalidade do projeto alemão com soluções que podem chegar nos futuros carros de produção.

Com generosos entre-eixos de 2,97 m, o carro conceito oferece espaço para todos os ocupantes. Por fora, é possível notar a ausência de maçanetas, retrovisores e tudo que gere arrasto aerodinâmico inclusive as calotas das rodas são ativas e se fecham na estrada para melhorar a aerodinâmica, enquanto no off-road se abrem para facilitar no arrefecimento. A carroceria possui formas fluidas e contínuas, como uma grade de vidro transparente. 

Interior espaçoso e funcional

Interior do Audi Activesphere

Ao entrar no conceito Activesphere, você encontra um visual clean e funcional. Quando ele entra no modo autônomo, o painel, volante e pedais desaparecem liberando um grande espaço de convivência. Se o motorista quiser retomar o controle da direção, o volante rapidamente retorna da sua posição sob o para-brisa – cada motorista pode ajustar individualmente a posição ergonômica ideal. Os controles MMI sem toque nas portas ficam sempre acessíveis aos olhos e à mão para controlar os vidros e os ajustes dos bancos.

Audi Activeshere pode virar picape

O conceito activesphere é responsável por cruzar fronteiras, o que significa que ele é um mestre de metamorfose. Se for necessário, o vidro traseiro transparente deslizante fica quase alinhado com o teto do activesphere. Ao mesmo tempo, o segmento inferior vertical da traseira dobra horizontalmente – isto abre uma ampla área de carga chamada de traseira ativa, que apresenta suportes para bicicletas elétricas, por exemplo.

Audi Activesphere pode virar picape com um apertar de botão

Realidade aumentada

O conceito Activesphere tem os mundos real e digital sobrepostos. Com precisão óptica sem precedentes, mais alta resolução e excelente contraste, o sistema coloca as superfícies e displays de controle, invisíveis a olho nu, no campo de visão do motorista.

Em outras palavras, o usuário pode visualizar o conteúdo virtual, que inicialmente serve somente para informação. Se o usuário focar seus olhos sobre a informação, demonstrando assim interesse, o sistema exibe informação mais detalhada. O conteúdo torna-se um elemento ativo e interativo, logo que o usuário estiver focado e se ativa com gestos. 

Motorização

Audi Activesphere

Os motores elétricos, nos eixos dianteiro e traseiro da tração nas quatro rodas, entregam juntos uma potência total de 325 kW, aproximadamente 442 cv, e um torque de 720 Nm. A bateria de 100 kWh tem carregamento rápido, chega em 80% em 25 minutos e autonomia de 600 km. O veículo conceito apresenta ainda suspensão adaptativa a ar Audi com amortecedores adaptativos.

Últimas Notícias