A Volkswagen revelou mundialmente o inédito sedã Virtus nesta quinta-feira (16), em São Paulo. O modelo começa a ser vendido no mercado brasileiro em janeiro de 2018 e ficará acima do Voyage e abaixo do Jetta, brigando com Honda City e Chevrolet Cobalt, além dos futuros concorrentes, como Fiat Cronos e Toyota Yaris. Os preços do Volkswagen Virtus não foram divulgados, mas a montadora promete “surpreender”.
O novo sedã compacto da marca alemã chega sobre a base MQB A0 e será feito na fábrica da VW na Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. Visualmente o Virtus e vem com o mesmo conjunto de faróis, grade e o capô arredondado cheio de vincos do irmão hatch, que se estendem ao longo da carroceria para conferir esse aspecto alongado da silhueta.
Na traseira bem pronunciada, chama atenção a nova identidade da Volkswagen, que inclusive estará no futuro Novo Jetta, que estreia no Salão de Detroit em janeiro. Destacando-se as colunas C bem inclinadas, as lanternas estão mais finas e invadem a tampa do porta-malas com capacidade para 521 litros.
Internamente, o Virtus contará com painel totalmente digital Active Info Display de 10,25 polegadas e os sistemas de infotainment. Além de central multimídia Discover Media de 8 polegadas com 3 entradas USB e as plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto integradas.
Outra novidade é que sedã será o primeiro carro a ter um “mordomo” virtual. Ele funcionará como uma espécie de manual, baseado no sistema de inteligência artificial Watson, da IBM. O chamado “manual cognitivo” é um aplicativo que permite escrever, falar ou até tirar uma foto do problema, uma luz acesa no painel por exemplo, e o sistema dá uma resposta para tentar resolver a questão.
Motorização Volkswagen Virtus
Na motorização, o Volkswagen Virtus 2018 não terá motor 1.0 aspirado, e será oferecido com apenas com os 1.6 MSI de 110 cv na gasolina e 117 cv no etanol, com câmbio manual de cinco marchas.
Além do propulsor 1.0 TSI, chamado de 200 TSI com 116 cv na gasolina e 128 cv no etanol, ambos com 20,4 kgfm, com turbo e injeção direta. Esse último será combinado ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Com esse conjunto, o Virtus vai de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e chega à velocidade máxima de 194 km/h.
Confira a galeria:
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)