Virtus Conversível: conheça o carro-conceito feito pela VW do Brasil

A Volkswagen revelou um exemplar especial do Virtus Conversível, um show car produzido pela visita presidencial à fábrica da Anchieta. Este evento coincidiu com o anúncio do novo ciclo de investimentos da empresa no Brasil.

O Virtus convertido combina elementos das versões Highline e Exclusive. Pintado na cor Azul Biscay, o carro é calçado com rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido. Seu interior apresenta bancos, painel e apliques de porta em preto, enquanto o motor 250 TSI está associado a um câmbio automático de seis marchas. 

O prazo foi um dos principais desafios enfrentados pela equipe, que tinha apenas 6 semanas para elaborar o projeto. O desenvolvimento deste veículo exigiu a colaboração de cerca de trinta profissionais do Departamento de Desenvolvimento do Produto, com o suporte da área de Qualidade. “Tínhamos o desafio de proporcionar um espaço traseiro amplo para os ocupantes, assegurando ao mesmo tempo segurança e conforto para o propósito do veículo. Além disso, era essencial garantir resistência e rigidez estrutural em um período extremamente curto”, explicou Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.

Showcar aparece na cor Azul Biscay, equipado com motor 250 TSI

Virtus conversível

Para criar este carro-conceito, foi necessário remover o conjunto do teto e reforçar outros pontos do veículo, uma vez que as colunas B e C foram eliminadas. Além do mais, o assoalho foi alongado para proporcionar um espaço mais generoso entre os bancos dianteiro e traseiro, o que também exigiu modificações no tamanho do tanque de combustível. O banco traseiro foi redesenhado exclusivamente para este modelo.

Novas peças de acabamento externo foram desenvolvidas, incluindo partes das colunas e portas, bancos e tanque de combustível. Uma barra transversal foi adicionada na região da coluna B para oferecer apoio e segurança aos ocupantes traseiros quando estiverem de pé, e alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo foram modificados.

VW Virtus foi alongado e recebeu modificações internas para receber os convidados

Este Virtus é o quinto carro-conceito conversível produzido pela Volkswagen do Brasil para visitas presidenciais à sua planta. Anteriormente, foram construídos modelos como o Fusca em 1959 e 1993, o Polo Sedan em 2003 e o Fox em 2005.

O Virtus Conversível será preservado no acervo da Garagem VW, junto com outros veículos especiais, esportivos e protótipos da marca.

Leia mais

Últimas Notícias