Viagem de carro: entenda o que fazer para preparar seu veículo

Seja de férias ou a trabalho, os brasileiros lotam estradas. As rodovias mais movimentadas chegam a receber quase 60 mil veículos em um único dia! Isso acaba refletindo em muitos acidentes que podem ser fatais: o Brasil registra aproximadamente 120 mortes no trânsito por dia, o que dá mais de 43 mil pessoas por ano!

Existem algumas coisas, no entanto, que podem ser feitas para evitar acidentes por problemas mecânicos. Checar alguns itens do seu veículo, principalmente antes de viajar por longas distâncias é essencial. Confira agora como fazer a revisão para que não haja dores de cabeça na sua viagem de carro:

1. Rodas e pneus

A primeira coisa a se fazer é checar a pressão em todos os pneus e calibrá-los de acordo com as indicações do fabricante. Não pode esquecer o estepe, hein!

Além disso, verifique bem o estado dos pneus: a presença de bolhas é um sinal de que seu pneu precisa ser substituído. Se as bandas de rodagem estiverem irregularmente desgastadas, pode ser que seu carro esteja precisando de um alinhamento. Vale a pena dar uma olhada nos sulcos dos pneus também, pois são importantes para evitar aquaplanagem.

Quanto às rodas, verifique se elas não estão amassadas (no caso de rodas de ferro) ou trincadas (para rodas de liga).

2. Sistema elétrico

Checar se os seus faróis estão acendendo é importantíssimo, ainda mais com a nova lei que exige farol baixo durante o dia. Você não quer tomar uma multa à toa, não é?

Cheque também as setas e o pisca-alerta, pois isso pode evitar acidentes.

3. Fluidos

Cheque o nível e a validade de tudo: óleo do motor e transmissão, fluido do freio, embreagem, combustível do tanque de partida a frio (para carros flex) e líquido de arrefecimento. A estrada exige muito mais do seu carro do que o ciclo urbano. Se a data da troca desses fluidos estiver próxima, não custa nada adiantar!

4. Sistema de limpeza dos vidros

Parece bobo, mas não é. Imagine que você está na estrada e começa a cair aquela tempestade. Não seria bom ficar sem enxergar nada porque seus limpadores não funcionam…

Cheque também o nível de água do reservatório de limpeza, pois pode ser bastante útil. Se seu carro não tem ar condicionado, já coloque um pano de algodão e um spray antiembaçante no porta-luvas para ajudar quando o vidro ficar embaçado. Essas são medidas simples e efetivas. O que não pode é ficar sem visibilidade.

5. Alinhamento e balanceamento

Muitas vezes procedimentos deixados de lado, como o alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas, são fundamentais, principalmente antes de uma longa viagem de carro!

Rodas desbalanceadas podem causar algumas vibrações ao volante e um desalinhamento pode fazer com que o carro puxe para algum dos lados. Além de desconfortável, isso pode causar acidentes!

6. Triângulo, macaco e chave de roda

Não somente olhe se estão no seu carro mas verifique se estão em boas condições. Siga aquele velho ditado: é melhor prevenir do que remediar!

Agora que você já sabe o que fazer para ter uma viagem de carro mais segura, não perca tempo. Não deixe para fazer isso de última hora, pois seu carro pode precisar de reparos ou da troca de alguma peça. Leve seu carro numa oficina de confiança. O UsadosBR te deseja uma ótima viagem!

Gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdos como esse? Então siga os nossos perfis nas redes sociais e fique ligado! Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube.

Últimas Notícias