Como escolher uma boa oficina mecânica? Veja!

Quem já passou aperto com o carro sabe o quanto ter uma boa oficina mecânica faz a diferença. Mas a dúvida comum é: tem como saber que encontrou a oficina dos sonhos? A resposta é sim!

Existem indícios que revelam que você está no lugar certo para cuidar do seu carro, mesmo que não tenha sido por indicação de algum conhecido. Listamos alguns deles neste post. Confira!

Converse com o mecânico

O mecânico é o grande responsável pelo serviço, então, para saber se ele será de qualidade ou não, dedique alguns minutos para uma conversa rápida. Por meio desse bate papo é possível perceber se ele tem clareza e se realmente sabe o que faz, além de você ter uma segurança maior no trabalho que será desenvolvido por ele.

Não perca a oportunidade de checar quais são as peças ele vai utilizar e se elas são originais ou não. Esse é um ponto importante e que faz muita diferença, já que as pessoas presumem que a oficina vai sempre oferecer os modelos originais.

Observe o estado da oficina mecânica

Ao chegar, analise se a oficina está limpa e organizada, pois esse é um ponto importante e pode revelar muito sobre o ambiente. É claro que ela não deve estar perfeitamente limpa (isso não é nem possível), mas ela pode estar organizada de uma maneira geral.

Veja a aparelhagem que vai ser usada

As boas oficinas estão constantemente investindo em novos aparelhos, cada vez mais modernos e eficientes. Com uma rápida olhada, você também consegue ver o tipo de material que eles usam nesse caso — e se investem ou não em aparelhagem. Pode parecer bobeira, mas essa medida ajuda muito na hora de encontrar algum defeito ou de diagnosticar problemas nos carros.

Peça um orçamento

Antes de fechar qualquer negócio, peça um orçamento. Essa é uma maneira de saber tudo que a oficina fará durante a revisão e não se surpreender com o valor que é cobrado por cada uma das tarefas desempenhadas. Aqui, entram as peças que serão substituídas e o valor da mão de obra, por exemplo.

Essa é uma maneira de se proteger e contestar algum gasto a mais. Por exemplo, se a oficina não for séria e vier te cobrar algum conserto que não foi combinado, você pode se recusar a pagar e afirmar que aquilo não estava no orçamento. Além disso, o orçamento não é o fechamento de nenhum negócio e você ainda pode desistir e optar por outro lugar.

Verifique se emite nota fiscal

Uma oficina mecânica séria funciona de acordo com a lei, e isso envolve fazer a nota fiscal de todos os serviços e peças que foram utilizados. Você pode perguntar isso logo de cara e exigir a nota, pois isso é direito seu. Mas, tenha em mente que esse pode ser um grande indício se a oficina é boa ou é uma picareta!

Veja as certificações

Outro ponto muito importante é conferir se a empresa tem certificado do Instituto de Qualidade Automotiva, o IQA. Esse é um ótimo sinal, pois ele é desenvolvido por diversas entidades automotivas e conta com o aval do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Fique de olho também em outros certificados, que também são importantes e podem representar a qualidade da oficina e dos mecânicos que ali trabalham.

Como você pode perceber, encontrar uma boa oficina mecânica pode não ser tão fácil, mas é muito recompensador. Afinal de contas, você está entregando a eles o cuidado e a manutenção do seu carro, então é muito importante que os profissionais sejam confiáveis.

Você tem outras dicas sobre como escolher uma boa oficina mecânica? Deixe um comentário!

Últimas Notícias