Entenda a importância de fazer a revisão do carro!

O que acontece com a sua saúde caso você não vá fazer exames e se consultar com um médico? Certamente você nunca descobrirá os problemas que tem e nem poderá se cuidar com antecedência para se prevenir de complicações graves no futuro.

Para que você entenda o funcionamento do seu carro, pense no funcionamento dele exatamente como o do corpo humano. Se ele apresenta um ruído estranho, um tranco ou uma desregulagem hoje, amanhã isso poderá se tornar algo mais grave.

E tem mais! Veículos que não são revisados perdem a garantia. Isso significa baixo valor de revenda e peças de reposição mais caras. Para evitar que isso aconteça, criamos este post com informações sobre a importância de fazer a revisão do carro. Confira!

O carro deve estar perfeito para encarar a estrada

Antes de viajar, você checa a sua bagagem, os seus documentos e, principalmente, o roteiro que vai fazer. E o carro? Ele está em condições adequadas para encarar a estrada? É importante que você faça a revisão programada do seu automóvel de acordo com as recomendações do fabricante, assim como é muito importante fazer essa mesma revisão antes das viagens.

É mais seguro viajar com os itens do veículo revisados, pois a possibilidade de que algum problema aconteça é infinitamente menor. Você não gostaria de estar à noite em uma estrada deserta e com o carro quebrado, não é mesmo? Imagine essa situação sem sinal de celular! Melhor prevenir, certo?

As peças sofrem desgastes com o passar do tempo

A revisão do veículo é a responsável por identificar o desgaste das peças do seu carro. Quando essas peças não estão desgastadas, o veículo funciona perfeitamente. Com o tempo, as peças antigas precisam ser substituídas por novas. Além disso, o veículo precisa ser alinhado e balanceado para evitar que sofra com problemas na direção.

Os itens que você deve ficar de olho

Veja quais são os itens do seu veículo que você deve lembrar de substituir e checar o bom funcionamento durante a revisão do carro:

Água do radiador

Quando não há água no radiador, o automóvel pode sofrer com o superaquecimento. O nível recomendado é entre o mínimo e o máximo, nem mais, nem menos. A verificação da água no radiador deve ser feita com o motor frio, pois quando ele está quente, pode causar queimaduras.

Nível do óleo do motor

Cada fabricante recomenda um período específico para a checagem e a substituição do óleo do motor. Esse óleo é responsável pela lubrificação interna das peças do motor, evitando que elas sofram com o atrito.

Filtro de ar

O seu carro precisou trocar o óleo do motor? Então troque o filtro de ar também, pois ele é o responsável por não deixar que as partículas entrem no motor do seu veículo.

Filtro do ar-condicionado

O filtro do ar-condicionado é o responsável pelo ar puro dentro do veículo. Recomenda-se que ele seja trocado a cada 15 mil quilômetros percorridos.

Luzes

Você não precisa levar o carro para a revisão para checar as luzes. Basta ligar o veículo e testar todos os piscas de alerta, lanterna, faróis alto e baixo, freio e ré.

Pneus

Além do rodízio dos pneus, que permite o desgaste uniforme deles, você deve ficar de olho na profundidade dos seus sulcos. Assim, você evita o pneu careca, um dos maiores responsáveis por acidentes nas estradas.

Freios

Ao frear, você ouve um barulho agudo? Sente que o carro não está respondendo ao seu comando? Então fique de olho nas pastilhas de freio e solicite que um profissional especializado verifique se elas estão funcionando perfeitamente.

Alinhamento

Recomenda-se o alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando você sentir que o seu carro está puxando para um dos lados.

Elétrica

A parte elétrica é responsável pelos fusíveis, alternador, bateria e motor de arranque. Sendo assim, uma pane elétrica não é nada bem-vinda!

A revisão do carro, além de deixar o seu veículo em perfeito estado para uma viagem e para o uso cotidiano, permite que você dirija com toda a tranquilidade que você merece.

Você já passou por alguma situação difícil por não ter levado o seu carro para a revisão? Deixe um comentário!

Últimas Notícias