Vale a pena comprar carro em outra cidade?

Um tipo de negócio que deve ser feito somente após muita pesquisa é a compra de um veículo. Dependendo do lugar onde a pessoa mora e do tipo de veículo que pretende adquirir, uma boa alternativa pode ser comprar o carro em outra cidade.

Mas também é necessário tomar cuidado com alguns detalhes, pois, apesar da diferença de preços que pode existir entre municípios, itens como documentação, conservação do carro e deslocamento podem encarecer o modelo.

Neste post, vamos mostrar as vantagens e desvantagens de comprar carro em outra cidade. Confira!

Tipo de veículo e deslocamento

Quando estamos falando em veículos novos, o estado de São Paulo oferece os menores preços do mercado. Em geral, eles são 5,2% mais baratos que os demais estados do país. Já os modelos usados têm o melhor preço na região centro-oeste, sendo que Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam os seminovos mais caros.

Ao comprar um veículo novo, você poderá optar pelo frete de um caminhão ou dirigir você mesmo até a sua cidade. Nesse último caso, antes de fazer o deslocamento, siga ao Detran local e peça a autorização especial, que vem em três vias. Uma delas fica arquivada e as outras duas devem ser coladas, uma em cada para-brisa. O objetivo é evitar, dessa forma, problemas no caso de uma fiscalização.

Como adquirir pelo melhor preço

Caso queira adquirir o carro em outra cidade, deve-se pesquisar muito. A diferença de preço pode chegar a cinco mil reais, dependendo do modelo. Mas atenção: sempre desconfie de propostas boas demais, com preços totalmente fora do mercado.

Lembre-se também de que é impossível fazer uma boa compra sem uma inspeção pessoal. Portanto, se pretende adquirir em uma cidade vizinha, vale a pena ir até lá. Caso o local seja mais distante, veja, por exemplo, como conciliar uma viagem que passe pela região para ver o carro, ou se possui algum conhecido na cidade que possa fazer a inspeção para você.

Caso não consiga voltar com o carro, um frete custa em torno de 500 reais. Some esse valor na conta final da aquisição do seu carro para ver se a economia ainda é vantajosa.

Dicas valiosas para comprar carro em outra cidade

Dependendo do tipo de veículo que você pretende comprar, concentre sua pesquisa em determinada área do país. Nunca feche negócio somente por internet ou telefone. Veja com detalhes toda a questão de documentação. Ter ao lado uma pessoa especializada é de grande valia.

Nunca deposite ou transfira qualquer quantia em dinheiro sem antes ter toda a documentação e recibo no seu nome. Quando estiver inspecionando o carro, nunca faça nada com pressa só por estar em outra cidade. Olhe o estado geral do automóvel e dê algumas voltas para ver a situação mecânica. Aliás, se puder levar a uma oficina será ainda melhor.

Observando os detalhes e tomando cuidado com a conservação do veículo e todas as questões que envolvem uma transferência, comprar carro em outra cidade pode ser uma ótima alternativa. E você, já negociou um carro em outra cidade? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Últimas Notícias