5 cuidados para garantir a segurança dos pneus antes de viajar

Com o final do ano chegando acontece o aumento de carros nas estradas, porém isso também eleva os acidentes que por muitas vezes estão relacionados à falta de revisão e de manutenção dos veículos. 

Dentre os componentes essenciais para a segurança, merecem destaque os pneus, os únicos elementos de um veículo que realmente mantêm contato com o solo. Por isso, é recomendável uma atenção especial a eles antes de viajar.

Para evitar acidentes, veja 5  pontos de atenção que motoristas devem ter para que os pneus do veículo possam ter o melhor desempenho possível, garantindo a segurança de todos.

  • Revisão completa

Antes de pegar a estrada, certifique-se de que seu veículo passou por uma revisão completa. Alinhe e balanceie para manter a estabilidade. Não esqueça da calibragem dos pneus, seguindo as especificações do manual do proprietário. Isso inclui o estepe, que deve estar pronto para uso.

  • Identificando sinais de desgaste

Avalie se os pneus estão carecas, desgastados, com bolhas ou rasgos. Observe o Tread Wear Indicator (TWI) na banda de rodagem – quando atinge o nível do TWI (1,6 mm), o pneu atingiu sua vida útil máxima. Substitua-o para evitar multas e garantir a segurança.

Todo pneu tem o TWI
  • Pneus adequados para cada estrada

Seu veículo está equipado com pneus adequados para a estrada? Certifique-se de escolher os pneus certos para o tipo de viagem que fará. 

Estradas com buracos exigem pneus de alta severidade, enquanto viagens em estradas boas podem se beneficiar de pneus de média severidade. Avalie as condições da estrada e faça a escolha certa.

  • Bandas de rodagem

Preste atenção às bandas de rodagem. Desgastes irregulares podem indicar problemas como pressão de ar incorreta, falta de balanceamento ou problemas na suspensão. Desgaste regular é sinal de condições normais. Se notar desgaste desigual, procure uma revisão para manter o desempenho do veículo, especialmente em condições climáticas adversas.

Verifique as bandas de rodagem dos pneus
  • Troca de pneus: investimento na segurança

Se, mesmo após seguir todos os cuidados, for hora de trocar os pneus, não hesite. Isso é um investimento na segurança de todos. Consulte o manual do proprietário para orientações específicas e, se necessário, busque a opinião de um mecânico confiável para uma avaliação especializada.

Mantenha esses cuidados em mente e garanta uma jornada tranquila e sem preocupações.

Leia mais:

Últimas Notícias