Toyota Prius 2023 ganha novo design, autonomia e até painel solar

O Toyota Prius chega a sua quinta geração, o modelo foi lançado em 1997 e se tornou o primeiro carro híbrido fabricado em grande escala. O Toyota Prius 2023, modelo plug-in, foi apresentado no Japão e recebeu avanços na mecânica e no visual. 

Priorizando a eficiência aerodinâmica, o Novo Prius tem uma frente pontiaguda com faróis rentes à grade e ampla abertura inferior no para-choque.

Indo para a lateral, o desenho é similar à antiga versão, mas as maçanetas das portas traseiras se esconderam na coluna C, assim o carro ganha um perfil no estilo esportivo de 2 portas. Por fim, na traseira as lanternas são interligadas e envoltas em fundo preto. 

Toyota Prius 2023 – Foto: Divulgação

A Toyota diz que o Novo Prius está mais baixo, mais largo e com um entre-eixos 5 cm maior que a geração anterior. Com isso, o carro está com mais espaço por dentro, porém mais esportivo por fora, imagem que é reforçada com as rodas aro 19 polegadas. 

Motorização

Na apresentação foram anunciados dois conjuntos mecânicos. O primeiro combina um motor Dynamic Force de quatro cilindros de 2,0 litros com um motor elétrico e baterias de íon-lítio para fornecer 220 cv combinados. A Toyota afirma que conseguiu aumentar a autonomia elétrica do Novo Prius em 50%, em comparação com a geração anterior. Porém, ainda não foi divulgado o real número da autonomia quando o carro usa o sistema 100% elétrico. 

Painel do Toyota Prius 2023 – Foto: Divulgação

A segunda opção de motorização está disponível com os motores 1.8 e 2.0, que produzem até 193 cv. Nesta opção, está disponível o sistema de tração nas quatro rodas E-Four, que proporciona melhor desempenho em pisos de baixa aderência e melhora a estabilidade nas curvas. 

Quer comprar um Toyota Prius? Visite o Usadosbr – Clique aqui!

Com foco na segurança, o Toyota Prius 2023 fornece câmera monocular na frente, uma câmera traseira para o espelho interno digital e um gravador de direção no veículo. Além disso, conta com o sistema Toyota Teammate que permite que o carro seja controlado remotamente ao entrar e sair de uma vaga de estacionamento. 

Painel solar

E ainda fica mais tecnológico! O novo modelo da Toyota possui como opcional um sistema de carregamento solar, capaz de gerar energia suficiente para até 1.250 km de condução por ano, conforme dados da marca japonesa. O painel solar gera energia elétrica enquanto o veículo está estacionado, e é usada para carregar a bateria de acionamento. Além do mais, o sistema fornece energia para o ar condicionado e outras funções. 

Prius 2023 tem como opcional painel solar no teto – Foto: Divulgação

O interior está mais com um desenho mais conservador. O Toyota Prius 2023 vem com tela de entretenimento de 12,3 polegadas e um cluster digital em LCD TFT de 7″ posicionada no alto, como painel de instrumentos. O volante também é novo e cheio de botões. 

O novo Toyota Prius vem para o Brasil?

A Toyota parou a importação do modelo em 2021, o motivo dado na epóca: planos estratégicos.

Será que agora, a Toyota do Brasil vai voltar a importar a nova geração do Toyota Prius? Bem provável, pois ele é um dos modelos que levanta a bandeira de eletrificação da marca. Vamos aguardar por mais novidades. 

Últimas Notícias