Início Notícias Seguro de automóvel em alta: demanda sobe 6,88% em maio

Seguro de automóvel em alta: demanda sobe 6,88% em maio

0
18
Seguro de automóvel em alta: demanda sobe 6,88% em maio - Foto: Envato

O mercado brasileiro de seguros de automóveis segue em ritmo de crescimento. Em maio, a demanda por seguros auto registrou um aumento de 6,88% em relação ao mesmo mês de 2023, segundo dados do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS).

Esse resultado positivo consolida a recuperação do setor, após uma leve queda em março deste ano. Na comparação com abril de 2024, houve um recuo de 0,05%, possivelmente impactado pelas inundações no Rio Grande do Sul, segundo especialistas.

Impacto das enchentes no Sul

Apesar do cenário nacional positivo, o Sul do país foi a região que apresentou o menor crescimento na demanda por seguros, com apenas 0,82% no acumulado anual. Segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, esse desempenho abaixo da média pode ser reflexo das inundações que atingiram o estado em maio.

“O balanço de abril ainda não abrangia as consequências das enchentes, mas os impactos já eram esperados para os meses seguintes. Quando analisamos a demanda por região, o Sul se destaca como a única com crescimento inferior”, explica Gusson.

Ranking por região

Mesmo com a tragédia no Sul, as demais regiões do Brasil registraram crescimentos expressivos na demanda por seguros auto em maio. O destaque ficou para a região Norte, que apresentou o maior aumento pela segundo mês consecutivo, com 9,54%. Nordeste (8,76%), Centro-Oeste (6,25%) e Sudeste (4,89%) completam o ranking.

Aumenta a procura por seguro – Foto: Envato

Financiamentos impulsionam o mercado

O crescimento da demanda por seguros auto em maio também foi impulsionado pelo aquecimento do mercado de financiamentos de veículos. De acordo com o Sistema Nacional de Gravames (SNG) da B3, o volume de veículos financiados em maio deste ano foi 15,4% maior do que no mesmo mês de 2023.

Foram financiados 577 mil veículos, um aumento de 77 mil unidades em relação a maio de 2023. Na comparação com abril de 2024, quando o financiamento atingiu cerca de 611 mil veículos, houve queda de 5,6%.

CDC segue como principal modalidade de financiamento

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) foi a modalidade de financiamento mais utilizada para a compra de veículos em maio, com 86,3% do total. Consórcios (13%), outras não especificadas (0,5%) e leasing (0,2%) completam a lista. O CDC apresentou um crescimento de 20,3% em relação a maio do ano passado.

Demanda por seguro entre faixas etárias

A análise por faixa etária revela que a demanda por seguros auto em maio foi maior entre condutores com 60 anos ou mais, com um crescimento de 7,06%. Esse dado reforça a tendência de maior cautela nesse grupo em relação à segurança viária. As faixas etárias entre 40 e 59 anos (5,09%), 18 a 25 anos (2,52%) e 25 a 39 anos (1,79%) também registraram crescimento na demanda por seguros no mês passado.

Dicas para contratar um seguro auto

Com o mercado de seguros auto em alta, é importante ficar atento na hora de escolher a melhor cobertura para o seu veículo. Aqui estão algumas dicas:

  • Compare preços e coberturas de diferentes seguradoras.
  • Analise suas necessidades e escolha um seguro que atenda às suas expectativas.
  • Fique atento às cláusulas de exclusão do seguro.
  • Leia atentamente o contrato antes de assinar.
  • Considere contratar um seguro com coberturas adicionais, como seguro contra roubo e furto, seguro contra terceiros e seguro de vidros.

Ao seguir essas dicas, você poderá escolher o seguro auto ideal para o seu veículo e garantir sua tranquilidade nas ruas.

Leia mais

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui