Publicidade

Escolher um carro que atenda todas as necessidades da família não é fácil. São uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão de compra. Assim, uma das principais disputas é escolher entre um sedã ou SUV, que são dois tipos de automóveis que possuem características diferentes. 

De cara, dá para dizer que os dois carros são ótimas opções, sem dúvida. São confortáveis, versáteis e apresentam estabilidade impressionante. 

Mas antes de definir qual o carro para família, é importante fazer uma pesquisa e saber qual é o objetivo da compra. Fazendo isso, as chances de encontrar o carro perfeito para você e para sua família são grandes!

Veja ofertas de sedãs e SUVs no UsadosBR

Sedã ou SUV?

O sedã é a paixão do brasileiro! Isso porque tem o conforto de um carro grande com a agilidade e o design de veículos menores, como os hatch ( modelos econômicos, em geral, versões do sedã com porta-malas menores). 

É o carro coringa, que pode ser usado pelo pai que vai ao trabalho, pelo filho baladeiro ou para fazer uma viagem mais longa com a família.

Já o SUV — que vem do inglês Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo) — ganhou projeção e se popularizou no Brasil há pouco tempo. Depois de um tempo, as montadoras introduziram novidades que o tornaram mais útil. Dessa forma, ele foi adaptado para o dia a dia do consumidor.

Inclusive, listamos os 10 SUVs mais econômicos do Brasil em 2020

E foi justamente essa mudança que embaralhou o cenário! Enquanto o SUV tinha um ar apenas de carro esportivo — um pouco playboy —, a escolha era mais clara. Recentemente, ele começou a disputar com o sedã, que teve seu lugar ameaçado.

Veja abaixo algumas comparações entre esses dois modelos de carro para família e não se confunda na hora de escolher o seu!

Publicidade

Qual tem o melhor preço?

Vamos começar pela parte mais espinhosa: o valor do veículo. O preço médio do SUV é maior que o do sedã, apesar do esforço de algumas montadoras que se instalaram no Brasil.

Mesmo assim, os sedãs ainda contam com um preço mais competitivo, se a questão for estritamente essa. Ou seja: ponto para o sedã!

Qual é o mais versátil?

Essa também é uma questão complexa. Se as montadoras não tivessem modificado a feição dos SUVs, nesse quesito, os sedãs estariam na frente novamente. 

Ambos estão bem equilibrados no que diz respeito à versatilidade, a não ser por um detalhe: os SUVs têm melhor desempenho nas estradas de chão, em áreas rurais ou florestais. 

Eles são mais altos e possuem rodas maiores, o que garante um preparo em solos complicados.

Por esse detalhe (que pode ser muito importante, dependendo do uso que você pretende para o carro), o ponto vai para o SUV!

Qual é o mais confortável?

Nesse ponto, há um empate técnico. Ambos têm um conforto invejável e alguns dispõem até de bancos de couro mais largos e com bastante espaço interno.

Afinal, qual é o melhor carro para família?

Até o momento está empatado, certo? Mas não fique confuso: o desempate não dependerá apenas dos carros, mas da sua necessidade. Para saber qual é o melhor carro para família, você precisa colocar na balança o seu perfil e o de sua família.

Vocês viajam muito para áreas rurais? Se a resposta for sim, um SUV vai atender melhor as suas necessidades. E lembre-se: vai viajar? não esqueça de fazer a revisão. 

Porém, no quesito tamanho do porta-malas, o sedã é ideal para carregar muita bagagem. Eles são mais longos e, por isso, o porta-malas é maior. 

Outro ponto importante para se verificar é: a sua família é formada por três, quatro ou cinco integrantes? SUVs são mais altos, o que garante mais espaço interno. Além disso, é comum encontrar esse tipo de carro para sete ocupantes. 

Por fim, várias outras questões devem ser levadas em consideração antes de decidir entre SUV ou sedã. A resposta a essas perguntas, além dos outros itens que mencionamos aqui, podem tornar a sua escolha muito fácil.

Você já teve ou tem algum sedã ou SUV? Que tal compartilhar a sua opinião com a gente e ajudar outras pessoas a escolher o melhor carro para família? Deixe um comentário com a sua experiência!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (blog.usadosbr.com)

Publicidade

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui