Pessoas com deficiência podem pedir isenção para compra de carros pela internet

As pessoas com deficiência (PCD) podem a partir de agora pedir pela internet a isenção de impostos na compra do carro zero km. Pela legislação vigente, para solicitar os descontos dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações Financeiras (IOF) era necessário ir a uma unidade da Receita Federal.

A Receita Federal apresentou recentemente Sistema de Concessão Eletronica de Isenção IPI/IOF (Sisen), online para pessoas com deficiência fazerem a requisição. O novo método deve agilizar o processo, que anteriormente levava até cinco meses somente para o pedido de isenção de IPI e agora deve passar a demorar aproximadamente 72 horas.

O novo sistema é integrado aos bancos de dados de uma série de órgãos públicos, como o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade (CNICIAI). O usuário poderá acessar o sistema por meio de um código de acesso ou do certificado digital.

No entanto, o pedido de isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), assim como outras taxas estaduais, devem seguir sendo realizado pelo método “antigo” para pessoas com deficiência .

Curte o conteúdo do UsadosBR?! Então acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias