Carteira Nacional de Habilitação com novo visual começa a ser emitida em Goiás

A partir desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciará a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contendo QR-Code, que fornecerá os dados do motorista, incluindo a fotografia. A nova regra segue a Resolução 598/2016, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e será obrigatória para todo o país.

Segundo a Detran, a medida não acarretará em aumento do valor do documento para os usuários. Também não haverá exigência de substituição para CNHs antigas. O modelo com QR Code será disponibilizado para novos documentos emitidos a partir deste mês de maio.

Com a implantação do QR Code, a expectativa do Detran é reduzir o número de fraudes no documento, haja vista que o código bidimensional conectará diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de se digitar informações.

Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, a nova CNH chega para dificultar essas adulterações e garantir maior rigor na fiscalização de infratores. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) disponibilizará o sistema eletrônico para leitura do QR-Code, que fornecerá os dados do motorista, incluindo a fotografia. O código será um quadrado de 5 centímetros impresso no verso inferior da CNH.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias