Nova carteira de habilitação será implantada até 2019

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mais uma mudança e o modelo que conhecemos de papel está com os dias contados. A partir do dia 1º de janeiro de 2019, os Detrans de cada estado devem adequar os procedimentos do novo modelo de CNH que será um cartão com microchip semelhante a um cartão de crédito convencional.

De acordo com o Detran, órgão responsável pelo controle do acesso aos dados gravados no chip no cartão inteligente, não há riscos de leitura de dados do condutor. Assim, reduzirá a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentará a durabilidade do documento.

Mudanças na CNH

Em janeiro, o documento ganhou algumas mudanças como novas cores e itens de segurança. Outra novidade foi a inserção de um código QR impresso no verso da CNH. A tecnologia permite que os dados biográficos e foto dos motoristas sejam acessados pela leitura do QR, que pode ser feita mesmo sem conexão com a internet.

Além disso, a partir de fevereiro de 2018, a CNH terá uma opção digital, em que os motoristas se identificarão por meio de um aplicativo. Segundo o Contran, essa versão não substituirá o documento físico, o condutor poderá optar pela versão eletrônica ou física ou por ambas.

Os condutores que já são habilitados farão a troca da CNH no momento da renovação. O órgão afirma que os valores de emissão do documento são de competência dos Detrans dos Estados e do Distrito Federal.

Outras mudanças na carteira de habilitação

Mas há outros benefícios em estudo, como o pagamento de pedágio e acesso ao transporte público – uma espécie de Bilhete Único integrado à CNH, bem como o acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação através da biometria (o chip no cartão terá cadastrado suas digitais). Esses recursos só irão existir através de convênios entre instituições públicas ou privadas com aprovação do Denatran.

Curte o conteúdo do UsadosBR?! Então acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias