Publicidade

O objetivo da campanha Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Trata-se de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

O mês de maio foi escolhido para a campanha pois em 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo realiza. Já o amarelo foi escolhido para representar a campanha pois a cor simboliza atenção e advertência no trânsito.

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Ofertas de veículos novos e seminovos você encontra no Usadosbr

Como a campanha envolve todos, trouxemos algumas dicas para você seguir no seu dia-a-dia e entender quais práticas podem contribuir para um trânsito mais seguro:

Direção defensiva

Adotar a direção defensiva significa tomar decisões que minimizem os riscos para todos os envolvidos no trânsito (motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres).

Ter atenção no trânsito, respeitar o limite de velocidade, respeitar as leis, tomar a distância recomendada de outros veículos e usar a sinalização são práticas da direção defensiva.

Todas essas dicas são ensinadas na autoescola, mas é importante reforçar que praticar essas ações diariamente é uma ação fundamental que promove mais segurança no trânsito.

Não use o celular

O uso de celular no trânsito tem sido um dos principais causadores de acidentes no Brasil. Mesmo que por um instante, o uso do aparelho tira o foco do motorista e pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.

Uma dica valiosa é: desligue o celular ao entrar no carro ou coloque no modo silencioso, para que as ligações ou notificações não chamem a atenção.

Publicidade

Caso seja extremamente necessário manter o celular ligado, encoste o carro, use o celular e, ao terminar, retorne ao volante.

Vale ressaltar também que o uso do celular ao volante é proibido e o motorista pode ser multado.

Se beber, não dirija

Sabemos que a combinação álcool e direção é perigosa e pode ser fatal. É comum ver durante o ano, campanhas de conscientização sobre o tema. No entanto, ainda é grande o número de acidentes no trânsito envolvendo motoristas alcoolizados.

Por isso, sempre que for sair pra tomar aquela cervejinha, opte por utilizar meios de transportes alternativos ou peça alguém que não bebeu para levar o carro.

Adotar essas ações você contribui não apenas no período da campanha do Maio Amarelo, mas em todos os meses do ano.

Faça a revisão periódica do veículo

Manter o carro revisado pode evitar muitos acidentes, contribuindo para um trânsito mais seguro. Leve o carro com frequência ao mecânico e peça para que ele verifique:

  • Conservação dos pneus;
  • Freios;
  • Suspensão;
  • Faróis;
  • Mangueiras e correias.

Verifique também como estão as palhetas do limpador de para-brisa. Veja se as borrachas estão ressecadas ou rasgadas. Além disso, cheque se o macaco, triângulo e chave de roda estão nos lugares apropriados.

Use o cinto de segurança

O cinto de segurança é um item de uso obrigatório, mas tem gente que acaba esquecendo de usar e, em caso de acidente, pode ser fatal.

Não é preciso dizer aqui que o equipamento pode salvar vidas. Ele evita que, em grandes impactos, o corpo do motorista ou passageiros sejam arremessados para fora do veículo.

Por isso, antes mesmo de girar a chave para ligar o carro, verifique se todos os ocupantes estão usando cinto de segurança.

Seja na campanha de Maio Amarelo ou em qualquer mês do ano, as dicas acima são fundamentais para manter o trânsito seguro.

Leia também:

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (blog.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui