Publicidade

O preço dos combustíveis tem se tornado um dos grandes vilões da inflação, impactando diretamente no bolso do brasileiro. Apenas entre dezembro de 2020 e março de 2021 foi possível ver um aumento de 20% no preço oferecido ao consumidor final. Então, tem muita gente procurando por dicas sobre como economizar combustível.

Separamos 8 dicas simples de como economizar gasolina ou etanol e manter o ponteiro do painel lá no alto por mais tempo.

Cuidado com o “pé pesado”

Ao “pisar fundo”, o condutor sobe a rotação do motor – muitas vezes acima do indicado pelo fabricante, o que exige maior quantidade de combustível.

Para evitar o gasto desnecessário, preservar o motor e extrair máximo rendimento de combustível, acelere de forma gradativa, troque as marchas respeitando a rotação de torque máximo e controle a força no pé.

Calibre os pneus

Dirigir com os pneus murchos é extremamente prejudicial para o veículo, já que aumenta o atrito entre as rodas e a pista, exigindo mais força para o automóvel para se mover. Além disso, pode comprometer a segurança dos passageiros e condutores.

Para fazer a calibragem, o condutor pode conferir as recomendações no manual do fabricante do veículo e é recomendado fazer a checagem dos níveis de pressão a cada 7 e 10 dias, com os pneus frios.

Leia também: 5 dicas valiosas para conservar os pneus do seu carro

Coloque o lubrificante adequado

O óleo lubrificante, com a viscosidade ideal, pode auxiliar na redução do consumo de combustível. Se utilizar um óleo de viscosidade mais alta que a recomendada pelo fabricante, mais esforço vai requerer do motor para que o óleo atinja todas as partes a serem lubrificadas.

Além de dificultar a lubrificação, aumentando o desgaste, você exigirá mais do motor para manter esse óleo mais viscoso em circulação. É claro que isso acarretará um aumento no consumo de combustível, além de reduzir sua vida útil.

Em contrapartida, se o condutor optar por um óleo com menos viscosidade, ou seja, de viscosidade inferior àquela recomendada pelo fabricante do seu veículo, objetivando a redução dos esforços e a consequente redução no consumo, poderá estar correndo outro risco: a baixa pressão do lubrificante na linha que conduz o óleo as peças móveis ser insuficiente, podendo, até mesmo, acarretar na falta de lubrificação nas partes altas do motor.

Publicidade

Leia também: 5 dicas para não errar na hora da troca de óleo do carro

Use o ar-condicionado de forma inteligente

Nas cidades, geralmente, os carros trafegam em velocidade mais baixa, então, se possível, desligue o ar condicionado e circule de janelas abertas. Já nas estradas, o uso do ar-condicionado é fortemente recomendado, pois o vento que entra pela janela causa resistência na movimentação, exigindo mais do motor, aumentando o gasto de combustível.

Leia também: 5 mitos do ar-condicionado automotivo que você precisa saber

Manutenção em dia!

A prevenção, geralmente, exige menos gastos do que a troca de peças completamente desgastadas por uma manutenção fora do prazo. Velas, bobinas, cabos, filtros de ar e combustível precisam ser checados periodicamente.

Além disso, realize o alinhamento das rodas para evitar a mesma situação que ocorre quando os pneus estão descalibrados. Nesse caso, ela pode ser feita a cada 10 mil quilômetros em uso normal.

Leia também: Revisão do carro: 5 sinais que já está na hora de fazer!

Cuidado com os “vícios”

Andar em “ponto-morto” e “descer na banguela” são expressões muito comuns que se referem ao ato de não engatar uma marcha enquanto dirige. Geralmente isso acontece em descidas, porque as pessoas acreditam que ajuda a economizar combustível.

No entanto, o inverso acontece: deixar o veículo desengatado fará com que o sistema de freio seja mais exigido, pois, nesse momento, ele não conta com o auxílio do freio-motor.

Leia também: 8 hábitos que comprometem o funcionamento dos carros

Use GPS

Uma dica para quem quer gastar menos combustível é usar um GPS (mesmo conhecendo de cor o caminho) para escolher os trajetos mais curtos e com tráfego menos intenso.

E, se você não sabe o caminho, o uso do equipamento vai evitar que você fique dando voltas desnecessárias.

Abasteça em postos de confiança

Por fim, mas não menos importante, o recomendado é evitar abastecer em postos desconhecidos. Existem lugares em que a qualidade dos combustíveis é mais baixa do que a média. Nestes, talvez os valores sejam até mais atraentes, mas, no final das contas, o custo-benefício não compensa.

O que achou das dicas sobre como economizar combustível? Agora, você vai economizar mais gasolina ou etanol e manter o ponteiro mais alto por muito mais tempo!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui