Publicidade

Você sabe como lavar o carro em casa? Pode parecer uma tarefa simples, mas alguns cuidados são essenciais para preservar a pintura do veículo, além de outros componentes. Se você faz isso por conta própria, é preciso saber que algumas práticas que várias pessoas estão acostumadas não sejam as melhores.

Manter o carro limpo é fundamental por diversas razões. Os detritos que ficam sob a pintura podem manchar ou corroer a carroceria, deixando o carro com uma aparência ruim, o que pode até desvalorizar na hora da revenda. Além disso, deixar resíduos se acumulando no veículo pode causar mau cheiro e até mesmo ser prejudicial a saúde.

Quer saber como lavar o carro em casa de uma maneira bem simples? Continue com a gente e veja o que precisa fazer:

Feche todas as portas e vidros

Parece meio óbvio, mas é bom reforçar esse detalhe. Se esquecer qualquer fresta na janela, você pode molhar o interior do veículo e causar um problema bem grande. Por isso, comece fechando tudo!

Ensaboe e enxague

Com todas as janelas e portas fechadas, é hora de ensaboar o carro. Misture sabão neutro com água ou com produtos específicos para a limpeza externa do veículo. Depois, ensaboe a superfície do carro com uma esponja. Faça movimentos circulares, mas cuidado com a força aplicada para não riscar o carro. O correto é começar de cima para baixo.

Agora é hora de enxaguar. Use uma mangueira com o jato fraco ou um balde mesmo. Ah, dica importante: não ensaboe o carro inteiro para depois enxaguar. Faça em uma parte do carro, enxague e depois passe para outra parte.

Hora de limpar os vidros

Na dica acima falamos para você ensaboar o carro fazendo movimentos circulares. Com os vidros a dinâmica será diferente.

Dê preferência para os movimentos horizontais ou verticais, evitando os riscos. Além disso, utilize apenas produtos específicos para vidros. Se não for possível, use um pano umidecido apenas com água. Faça a limpeza de todos os vidros e espelhos retrovisores.

Lave as rodas e os pneus

Se chegou até aqui significa que está acabando a parte externa do seu carro. Esfregue os pneus com uma bucha e utilize uma escova para limpar a sujeira das rodas. Cuidado para não usar uma escova muito rígida a ponto de riscar as rodas!

Limpeza dos bancos

Finalizada a parte externa do carro, vamos para o interior, começando com a limpeza dos bancos. Vale destacar que a limpeza do estofado é um pouco mais delicada, então cuidado.

Publicidade

Use um aspirador para remover o pó e outras partículas. No caso de bancos de couro, um aspirador não é a melhor opção, pois pode marcar o tecido. Utilize produtos específicos para limpar essa parte, aplicando com um pano ou com uma escova macia.

Lave os tapetes e limpe os componentes internos

Retire os tapetes do carro e lave-os com uma escova e sabão neutro. Depois, é só colocar para secar e só colocar novamente no carro quando estiver totalmente seco.

O volante e os componentes plásticos do interior do carro merecem uma atenção especial. Utilize produtos voltados especificamente para higienização dos plásticos. Procure por produtos que não ressequem esses componentes. E para limpar, basta usar um pano umidecido.

Encere o veículo

Por fim, é hora de aplicar a cera na parte externa do carro. Mas lembre-se: esse procedimento deve ser feito somente quando o veículo estiver completamente seco.

Com uma esponja macia, aplique o produto para proteger a lataria contra riscos ou até mesmo dos raios de sol.

Viu como é simples lavar o carro em casa? Com essas dicas você dá um trato no visual do possante e ainda economiza um bom dinheiro!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui