Publicidade

Um dos principais gastos que temos com o carro é o do combustível. É fato que, para a maioria das pessoas que utiliza o automóvel diariamente, toda semana é preciso abastecer com gasolina ou etanol. Assim, uma das principais perguntas que surgem para um dono de automóvel com tecnologia flex é: qual a melhor opção?

No post abaixo, esclarecemos essa questão, apontando as principais vantagens e desvantagens de cada combustível. Assim, você poderá abastecer o seu carro com a melhor opção. Confira:

Carros flex você encontra no Usadosbr, veja ofertas

Gasolina ou etanol: diferenças

Ao chegar no posto, você até pode misturar os dois combustíveis. Mas, é preciso entender que cada um possui eficiência energética distinta do outro. De modo geral, o etanol vai render menos energeticamente do que a gasolina.

Assim, o rendimento do etanol é de cerca de 30% inferior, em relação ao combustível derivado do petróleo. Isso pode gerar uma grande diferença no bolso do consumidor. Mas, tudo vai depender do preço do litro de combustível na sua cidade.

A gasolina é o principal combustível do mundo. Ela é composta por diversos hidrocarbonetos que evaporam conforme a temperatura e não há comprovações reais de que ela é a melhor opção para o motor do seu carro.

No entanto, inúmeros outros fatores realmente podem influenciar para o motor, como: a limpeza das impurezas do motor, a manutenção e a oxidação natural com o tempo.

Antigamente, os carros tinham motores diferentes: ou eram apenas a gasolina ou apenas a álcool. Assim, não havia mistério. O cálculo de consumo estava ligado apenas ao preço de cada combustível. Mas, quando a tecnologia flex surgiu em 2003, tudo isso mudou.

Leia também – Fique ligado: 6 formas de economizar combustível

Cálculo de preço

No primeiro trimestre de 2021 o preço da gasolina sofreu seis aumentos nas refinarias. No mesmo período, o etanol também encareceu, mas sem acompanhar o ritmo acelerado do combustível fóssil.

Publicidade

No trimestre de 2021, a gasolina apresentou um aumento acumulado de 21,75%. Já o valor do etanol subiu 24,57% no mesmo período. Por isso, vale a pena fazer essa conta para não gastar muito ao abastecer.

Muitos definem como 70% o percentual do valor do etanol em relação à gasolina. A eficiência dos veículos é muito variável. A média geral se aproxima dos 70%. Mas muitos modelos passam longe disso, uns funcionando melhor com etanol, outros melhor com gasolina. Por isso, você deve descobrir qual é o valor correto para o seu carro.

O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, abasteça com etanol. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.

Com os valores do consumo do seu carro em mãos, divida o consumo médio com etanol pelo consumo médio com gasolina. Multiplicando o resultado por 100, você encontrará o percentual exato, simples.

Afinal, gasolina ou Etanol?

O etanol é, com certeza, mais prejudicial para o motor do carro do que a gasolina. Mas, se tratando de economia, o combustível vegetal pode valer a pena. Se o seu principal objetivo for economizar dinheiro ao abastecer, o etanol é, sem dúvida, a melhor opção.

Mas, é importante saber também que a economia não está apenas no preço que você paga no posto, mas na forma como você consome. Por isso, faça o cálculo de consumo, veja como você está consumindo combustível e faça a sua escolha pensando no melhor para você e seu carro!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui