Publicidade

O volume do porta-malas de um carro pode ser um fator determinante para o consumidor. Para famílias, por exemplo, o tamanho do compartimento é primordial.

E você já deve ter notado que as montadoras informam o volume do porta-malas em litros, não é? Por exemplo: “O porta-malas do Onix Joy tem 289 litros de capacidade”

Mas, você sabe como as montadoras fazem para calcular o volume do porta-malas de um carro? Leia o artigo até o final e descubra!

Encontre o veículo ideal para você está no Usadosbr!

Como é calculado o volume do porta-malas?

O volume do porta-malas é regulado pela norma internacional ISO 3832, que determina a capacidade que as montadoras têm que informar aos consumidores.

Então, para medir o compartimento, o departamento de engenharia de uma montadora coloca vários cubos de madeira ou isopor, o máximo que couber. Cada cubo mede 20 x 10 x , ou que equivale a 1 dm³. Em outras palavras, 1 litro.

Depois de encher o compartimento, é preciso fechar a porta sem nenhum problema.

Feito isso, é só contar a quantidade de cubos colocados dentro do porta-malas e o valor final é a medida oficial da capacidade do compartimento.

Como o processo é feito em picapes e SUV?

Já no caso das picapes o processo é diferente e até um pouco mais fácil.

O primeiro passo é cobrir a caçamba com uma lona. Depois, os técnicos enchem a caçamba com água. A partir daí as montadoras tem o valor exato do volume de carga das picapes.

Publicidade

Em SUVs, categoria que está em alta no mercado brasileiro, a medição é feita também com os cubos de madeira ou isopor.

Porém, eles vão até a área dos vidros, já que não é permitido rodar com carga acima do limite, que bloqueie a visão do motorista no vidro traseiro.

Quando as montadoras anunciam que “o volume do porta-malas com os bancos rebatidos é X”, a regra utilizada foi encaixar os cubos até o teto do carro, mas sempre respeitando os limites de visibilidade do vidro traseiro.

Ofertas de SUV você encontra no Usadosbr

Métodos diferentes de medição

O método de colocar cubos no porta-malas é chamado de VDA, mas existem outros meios de medir o espaço do bagageiro. Nesse, são utilizados sacos com água.

Cada saco possui 1 litro de água e, assim como o método VDA, são colocados dentro do porta-malas até encher. São métodos bem semelhantes, mas que vai dar uma grande diferença no valor final da medida.

Isso porque o líquido ocupa todas as frestas do bagageiro e dá um volume muito maior do que o que pode ser realmente aproveitado para levar objetos.

Por isso, o método VDA é mais realista e pode ser cerca de 20% menor do que com o uso de sacos com água.

E aí, você é o tipo de consumidor que considera muito importante o volume do porta-malas? Gostou de saber como eles são medidos? Deixe aqui nos comentários!

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista UsadosBR (blog.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui