Publicidade

Quando adquirimos um veículo, devemos pagar anualmente o Imposto sobre Propriedade Veicular automotiva. Mas, você sabia que alguns carros que não pagam IPVA? Dependendo do ano de fabricação, ele se torna isento desse imposto. 

Mas, é preciso verificar com cautela pois cada estado segue uma determinada regra. Em Goiás, por exemplo, a isenção é para veículos com 10 anos de fabricação ou mais. 

Para saber se um carro paga IPVA ou não, é simples. Basta olhar no documento do carro para saber o ano de fabricação do veículo. Em seguida, é só subtrair o ano atual pelo ano de fabricação do automóvel. 

Para ajudar quem quer economizar, preparamos uma lista com 8 carros que não pagam IPVA em Goiás, confira:

Honda Civic

Carros que não pagam IPVA - Honda Civic
Honda Civic 8ª geração

O Honda Civic veio para o mercado brasileiro em 1992 com motores 1.5 e 1.6. Quando chegou por aqui, o modelo já estava em sua quinta geração, que durou até 1995. 

A sexta geração surgiu em 1996 e ficou em linha até 2000. Em 1997 o Civic começou a ser fabricado aqui no Brasil, na fábrica de Sumaré (SP). Na sétima geração, o sedã ganhou nova suspensão e motor 1.7.

Já a oitava geração foi um grande sucesso. Produzida entre 2006 e 2012, o “New Civic” chegou com um design futurista, painel de instrumentos moderno e um motor 1.8 com câmbio automático de cinco marchas. 

Além disso, o Civic adotava o sistema flex e a versão Si, com motor 2.0 de 192 cv, sendo o modelo nacional mais potente produzido na época. Hoje, o carro está na décima geração e é o segundo sedã médio mais vendido do Brasil. 

Ou seja, é possível economizar o IPVA e andar em um sedã moderno, como o Civic. 

Ofertas de Honda Civic no UsadosBR isentos de IPVA

Publicidade

Toyota Hilux 

Carros que não pagam IPVA - Toyota Hilux
Toyota Hilux 7ª geração

A sétima geração da Toyota Hilux surgiu em 2005. A picape de cabine dupla chegava aos 5,25 metros e tinha um motor 3.0 turbodiesel de 163 cv. 

Mesmo sendo uma picape para carregar muito peso, a Hilux trazia muito conforto, semelhante ao Corolla da época. A picape fez tanto sucesso que ficou 10 anos sem grandes mudanças e, mesmo assim, encarava tranquilamente as rivais. 

Portanto, a sétima geração da Toyota Hilux é uma caminhonete completa, com muito conforto e tecnologia e entra na lista dos carros que não pagam IPVA. 

Ofertas de Hilux no UsadosBR que não pagam IPVA

Volkswagen Gol geração 4

Carros que não pagam IPVA - Gol G4
Volkswagen Gol 4ª geração

O Gol carregou o título de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos. Isso mostra o quanto o brasileiro é apaixonado pelo modelo, que comemorou 40 anos, em maio. Todas as suas gerações fizeram sucesso, mas nesse post vamos destacar a quarta.

O Gol g4 foi muito importante para a família do Gol, grande ícone da indústria automobilística brasileira. Apresentado pela Volkswagen em 2005, o modelo teve mais de 4,7 milhões de unidades vendidas no Brasil. 

Ele fez muito sucesso pois oferecia baixo custo de manutenção, preço justo e modernidade, mesmo com um design mais simples. 

É um carro bonito, robusto e atende as expectativas de quem procura um carro acessível e fácil de ser revendido. Além disso, outro ponto positivo do Gol g4 fabricado até 2010 é que ele não paga IPVA. 

Ofertas de Gol geração 4 no UsadosBR

Fiat Uno

Carros que não pagam IPVA - Fiat Uno Mille
Fiat Uno Mille

Em 1984, nascia o Fiat Uno. O modelo vendeu mais de 4 milhões de unidades em 35 anos no mercado brasileiro.

A partir do Uno, vários outros modelos foram criados. Em 1985, foi o lançamento do sedã Prêmio. Em 1986, a perua Elba. Em 1988, a picape e o furgão Fiorino. Além disso, o modelo também teve versão esportiva, o Uno 1.5R. 

O Uno ficou conhecido por ser muito econômico e ter um bom espaço interno. Em 2004, na versão Economy, o consumo do carro na estrada chegava a 20 km/l. Ele também está no ranking dos carros que não pagam IPVA.

Encontre ofertas de Fiat Uno até 2010 no site UsadosBR

Pajero TR4

Carros que não pagam IPVA - Pajero TR4
Mitsubishi Pajero TR4

Em 2002, o Mitsubishi Pajero TR4 finalmente ganhou a linha de produção brasileira. Se você quer um carro para qualquer tipo de terreno, esse jipe pode ser uma excelente opção. 

Entretanto, ele é conhecido por ter um alto consumo, além de pouco espaço interno. Mas, quando se trata de manutenção, é uma opção bem barata comparado a outros veículos 4×4. Isso por que o carro é fabricado no Brasil. 

Portanto, o Pajero TR4 é um excelente modelo para quem busca um 4×4 e quer economizar com o IPVA. 

Encontre Pajero TR4 isento de IPVA no site UsadosBR

Fiat Idea

Carros que não pagam IPVA - Fiat Idea
Fiat Idea

No final dos anos 1990, as minivans invadiram o mercado nacional. Atrasada em relação aos concorrentes, a Fiat lançava em 2005 a Idea. 

Já em 2006, foi lançada a versão Adventure para o modelo, com suspensão elevada e muito plástico no exterior do carro. O melhor ano de vendas foi 2007, quando mais de 3 mil unidades foram vendidas. 

Assim, a minivan Idea é uma ótima opção para quem quer um carro espaçoso ou com uma pegada aventureira e o melhor: isento de IPVA. 

Fiat Idea isento de IPVA no UsadosBR

Volkswagen Spacefox

Carros que não pagam IPVA - Volkswagen  Spacefox
Volkswagen Spacefox

O Spacefox é a versão perua do VW Fox. Nascido em 2006, ele tinha mais espaço e se tornava uma excelente opção para famílias grandes. 

Nos anos seguintes, o carro teve a sua gama ampliada e ganhava a versão Sportline, com um apelo mais esportivo. O objetivo era atingir um público mais jovem. 

O modelo ainda continua sendo muito buscado por quem deseja excelente espaço interno, um porta-malas generoso e não quer entrar na moda dos SUVs compactos. Além disso, a perua Spacefox fabricada até 2010 não paga IPVA.

Ofertas de Volkswagen Spacefox isento de IPVA no UsadosBR

Ford Ecosport

Ford Ecosport

Em janeiro de 2003, o Brasil presenciou a chegada da primeira geração do Ford Ecosport. Pode se dizer que o modelo da Ford abriu as portas para o segmento de SUV compacto no país. Em 2004, surgia a opção 4×4 (ou 4WD). 

Já em 2005, surgia a versão Freestyle, mas como edição especial. Entretanto, ela fez tanto sucesso que acabou se tornando versão de produção. Em 2006, o SUV recebeu motor flex, que estava se popularizando por aqui. 

Em 2007 o Ecosport foi reestilizado. O modelo foi completamente atualizado, tanto no exterior, como no interior. Esse visual durou até 2010, ano que sofreu pequenas alterações.

Ofertas de Ford Ecosport até 2010 no UsadosBR

Carros que não pagam IPVA em outros estados

Como comentamos acima, cada estado segue uma regra. A lista de carros acima foi baseada nas regras do estado de Goiás. Confira abaixo quais são as normas dos outros estados: 

  • 10 anos ou mais de fabricação: Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte.
  • 15 anos ou mais de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • 18 anos ou mais de fabricação: Mato Grosso.
  • 20 anos ou mais de fabricação: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

No Estado de Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.

Lembrando que, em Goiás, carros com 10 anos ou mais de fabricação estão isentos de IPVA.

Você já teve alguns destes carros? Compartilhe a sua experiência com a gente e ajude outras pessoas a escolher um bom carro que seja isento de IPVA. Deixe um comentário abaixo!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (
twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (
revista.usadosbr.com)

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá pessoal do ‘USADOSBR’!
    Apreciei bastante este artigo sobre a isenção IPVA para autos com mais de 10 anos. Datado de agosto 2020.
    Entretanto, agora em 2021, qual não foi minha surpresa quando meus dois autos, um de 2008 e outro de 2009, tiveram em seus licenciamentos a cobrança do IPVA.
    Como ainda não paguei, gostaria de saber de vocês o que é necessário para corrigir-se isto.
    Grato, Odilon
    21/01/21

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui