BMW i Vision Dee muda de cor e possui interação com o metaverso

O sedã i Vision Dee foi apresentado no CES, que se denomina o evento de tecnologia mais influente do mundo, e aconteceu em Las Vegas, Estados Unidos. Esse foi o local escolhido pela BMW para apresentar os avanços tecnológicos que a marca lançará em breve em seus carros. 

O BMW i Vision Dee é um sedã de design minimalista retrô que pode mudar de cor, não tem telas de vídeo nem botões físicos, já que projeta as informações nos vidros. 

Carro que muda de cor

O i Vision Dee, onde DEE significa “Experiência Emocional Digital”, em tradução literal, utiliza uma evolução do sistema de tecnologia apresentado no protótipo iX, em 2022, que mudava a cor do carro de branco para preto. 

Para este ano, a BMW apesentou uma evolução deste sistema de mudança de cor. A nova tecnologia denominada E Ink, permite que o protótipo altere a cor em até 32 tons diferentes nos 240 painéis que possuem configuração própria e individuais na carroceria do sedã.

Projeção de informação em todo o para-brisa

Head-Up Display que permite projeção de informações nos vidros deve chegar aos carros da BMW em 2025

Já por dentro, o visual é futurista e sem botões. O motorista pode controlar as funções do veículo pelo BMW Mixed Reality Slider, em combinação com o Head-Up Display avançado.

Usando sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir por si a quantidade de conteúdo digital que deseja ver no Head-Up Display. A seleção de cinco níveis varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso. Todas as informações serão projetadas em todo o para-brisa. 

E a linha de produção do BMW Head-up Display deve chegar nos modelos a partir de 2025, logicamente em uma versão menor, apenas na parte debaixo do para-brisa. 

BMW i Vision DEE

“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente”. Afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. 

Por ser um protótipo, o BMW i Vision Dee não teve a motorização divulgada, mas caso vire realidade deve utilizar uma motorização elétrica. 

Últimas Notícias