Aprenda a evitar o desgaste prematuro dos pneus do seu veículo!

O desgaste prematuro dos pneus acontece por diversos motivos. A negligência desse item, por parte dos proprietários, pode gerar situações de risco e causar acidentes gravíssimos. Vários fatores podem ser analisados para saber se os pneus estão realmente desgastados.

Na grande maioria das vezes o motorista é o responsável pelo desgaste prematuro dos pneus; podemos observar isso quando duas pessoas compram pneus de uma mesma marca, e a vida útil acaba sendo diferente. Isso acontece por causa da maneira de dirigir de cada um e dos seus cuidados com a manutenção do veículo.

Faça a calibragem dos pneus com frequência

Manter a pressão adequada dos pneus do seu veículo é de extrema importância, pois além de aumentar o seu desempenho, ajuda a economizar combustível, sem falar que contribui para a segurança.

Além de prejudicar a segurança do veículo, pneus com pressão incorreta também podem pesar no bolso: Eles aumentam consideravelmente o consumo de combustível e as possibilidades de estragos no pneu, podendo comprometer sua vida útil.

A pressão adequada varia conforme o modelo do carro e tipo de pneu. Os fabricantes devem informar aos consumidores qual a pressão ideal a ser utilizada.

Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia

O alinhamento é um dos serviços mais importantes e deve ser feito regularmente. Quando o motorista sente dificuldades para conduzir o veículo em linha reta e percebe que ele puxa para um dos lados é hora de fazer essa manutenção.

Normalmente o balanceamento vem acompanhado do alinhamento. Não existe balanceamento dos pneus, mas sim do conjunto roda e pneu. O balanceamento é feito para eliminar a trepidação na direção do veículo e deixar a dirigibilidade mais suave. Além de também aumentar a segurança e economizar combustível.

Faça corretamente o rodízio dos pneus

Em carros com tração dianteira, que são a grande maioria dos carros vendidos no Brasil, os pneus dianteiros se desgastam mais rapidamente que os traseiros, por causa do conjunto de forças a que ficam sujeitos, como o esforço direcional e torque do motor.

O rodízio ajuda a equilibrar o desgaste dos pneus como um todo, aumentando a vida útil do conjunto.

O modo como deve ser feito varia conforme as características do veículo: Tração traseira ou dianteira, pneus direcionais ou de medidas diferentes – cada um pede um tipo de rodízio específico. Procure um profissional e veja qual o mais indicado para o seu caso.

Evite as arrancadas e freadas bruscas

Realizar arrancadas e freadas bruscas contribui bastante para um desgaste prematuro dos pneus, devido ao atrito elevado dos pneus com o asfalto, principalmente quando o motorista faz o “pneu cantar”.

Essas são práticas inadequadas para a boa conservação do seu automóvel e além de antecipar o desgaste dos pneus podem aumentar o consumo de combustível e prejudicar o sistema de freios.

Tenha atenção na substituição de pneus

Quando for necessário fazer a substituição de um pneu furado, ou até mesmo de um que está mais desgastado que os demais, é fundamental que seja colocado outro pneu da mesma marca e modelo em um mesmo eixo.

Isso é importante porque os modelos de pneu são distintos uns do outros, fazendo com que a disposição e construção de lonas fiquem bastante diferentes. Esse cuidado vai ajudar a evitar o desgaste prematuro dos pneus.

Fique atento nessas dicas para evitar que aconteça o desgaste prematuro dos pneus. Achou as informações importantes? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Últimas Notícias