5 erros que acabam com a vida útil da sua motocicleta

O dia 27 de julho é uma data especial para quem anda de motocicleta. Afinal, nesta data se comemora o “Dia do Motociclista”. Sensação de liberdade, facilidade e agilidade para deslocamento em vias com muito trânsito, economia. Esses são alguns dos pontos que fazem das motos um veículo preferido entre muitos brasileiros.

A frota de motocicletas no Brasil chegou a 24 milhões de unidades em 2016, ou seja, 27% dos 93,8 milhões de veículos em circulação pelas ruas. E como qualquer outro veículo, as motocicletas também precisam de manutenção para garantir a segurança de seu condutor, além é claro dos equipamentos de segurança que todo o motociclista deve possuir).

Pensando nisso, para comemorar essa data especial, fizemos uma lista com 5 erros que acabam com a vida útil da sua motocicletas. Confira:

1. Ignorar o óleo da moto

O óleo é o grande responsável por lubrificar as partes móveis do motor e realizar a sua limpeza, removendo partículas e impurezas. Por isso, é fundamental que ele seja trocado periodicamente, visando garantir o bom funcionamento do motor e o prolongamento de sua vida útil. Portanto, não troque o óleo apenas no tempo especificado pelas montadoras. Ficar de olho no nível do óleo neste meio termo é fundamental.

2. Descansar a mão na embreagem

Um erro comum de muitos motociclistas é maltratar a embreagem. Assim como descansar o pé no pedal da embreagem do carro. Ficar apertando, sem necessidade, a embreagem pode danificar, em médio prazo, o mecanismo. Isso aumenta o consumo de combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos.

3. Não se atentar aos amortecedores

Não importa se você anda em estradas em boas condições: uma hora ou outra você terá que trocar o amortecedor, visto que ele não é eterno. Não fazer a troca pode trincar e quebrar alguns componentes da moto. Fique atento a sua suspensão e aos barulhos que podem surgir nos amortecedores.

4. Não se atentar a corrente

A corrente deve estar lubrificada e bem ajustada aos discos. Ela também não é eterna, mas a durabilidade deste material pode ser bem prolongada, caso você faça uma boa manutenção.

5. Abastecer em locais impróprios

Uma das vantagens da motocicleta é a economia na hora de abastecer, no entanto o barato pode muito caro depois. É aconselhável que os motoristas abasteçam sempre no mesmo posto ou procurem sempre marcas famosas e locais de qualidade. Nunca escolha uma gasolina somente pelo preço, pois valores muito abaixo do praticado pela concorrência podem ser sinal de combustível adulterado.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias

Renault Kwid 2023 ganha novo visual e mais tecnologia

O Renault Kwid 2023 está completamente renovado. A...

Pastilhas de freio: quando revisar e fazer a troca?

Assim como todos os itens que compõem...

Pneu careca: como evitar este problema?

Segundo a Polícia Federal (PRF), entre 2011...

Novo Yaris 2023 tem design renovado e novos itens de segurança

A Toyota apresentou o Novo Yaris 2023. As versões hatch e...