Vai comprar seu primeiro carro? Saiba como fazer uma boa escolha!

Adquirir um carro é uma escolha que exige muita paciência do potencial comprador. Afinal, são inúmero modelos, preços, acessórios, potências e marcas disponíveis no mercado. Quer comprar o primeiro carro e não sabe bem por onde começar?

Confira, neste post, algumas dicas que preparamos para você fazer uma boa escolha na hora de adquirir o seu primeiro carro!

Observe seu orçamento

É claro que você não vai comprar um veículo mais caro do que aquilo que você pode pagar, certo? Essa dica parece óbvia, mas muita gente acaba trocando os pés pelas mãos e compra um veículo que se apaixonou, esquecendo de olhar para o bolso.

Não faça isso! Existem inúmeras opções no mercado e você pode achar outra paixão que não vai fazer sua conta bancária sofrer.

Defina seu estilo

O segundo passo é definir seu estilo. Separamos três tipos de compradores que querem seu primeiro carro e as vantagens e desvantagens de cada um. Vamos a eles!

Preferência por um carro 0km

Um carro novo é o sonho de consumo de muitos. Veículos 0km costumam sair de fábrica com o que há de mais moderno no mundo automobilístico e a chance de dar problemas com manutenção é pequena, quase nula. Sem falar que eles são, na maioria das vezes, mais econômicos.

Porém, nem tudo são flores. Automóveis novos são mais caros, com custos extras de documentação e emplacamento. Além disso, os impostos e possíveis seguros também são mais salgados. Portanto, lembre-se da primeira dica: confira o orçamento.

Nesse ponto, a gama de veículos é extensa. Você pode procurar por um carro 0km da marca e modelo preferido. Carros mais populares que nunca saem de moda, como Gol, Palio e Uno estão sempre na mente de compradores, pois são mais baratos e têm um fácil poder de revenda.

Claro que se você tiver mais grana para investir, as montadoras desses modelos possuem veículos top de linha. Há, ainda, as montadoras importadas que se instalaram no Brasil, como a Hyundai e a Honda, com veículos que acabaram conquistando os brasileiros, o caso do Civic e do Hb20.

Potência é o que importa

Se você não se importa se o veículo é novo ou usado, mas prefere que ele seja um carro potente, que não te deixe na mão durante uma ultrapassagem, por exemplo, o ideal é buscar um carro com motor superior a 1.6 (número que mostra a cilindrada do motor).

O ônus desse estilo de carro é que ele geralmente é mais caro que um carro 1.0 e gasta mais combustível. Sendo assim, seus gastos com o posto, com certeza, aumentarão.

Dentre esses carros mais potentes e que apresentam uma boa avaliação entre os clientes pode-se destacar o ix35, da Hyundai, e o New Civic, da Honda. Prefere os clássicos? Um Opala conservado não te decepcionará, mas saiba: você será um grande amigo do frentista.

Quer apenas se locomover

Agora, se você precisa somente de um meio de locomoção eficiente, não vê problemas em adquirir um veículo seminovo ou usado e que não seja um exemplo de potência, a sua chance de adquirir um carro por um preço mais acessível é maior.

Porém, atente-se! Carros com mais tempo de rodagem tendem a gerar mais gastos com manutenção, então, verifique a condição do veículo antes da compra. De preferência, leve a um mecânico de confiança para que ele fale a condição real do carro.

Carros populares, como os já citados, são uma ótima escolha. Além disso, algumas montadoras estão produzindo veículos supereconômicos, que, se comprados usados, podem ser um excelente negócio para você adquirir o seu primeiro carro, como o Up e o Mobi.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais curiosidades, novidades e informações!

Últimas Notícias