Volvo revela oficialmente o SUV compacto XC40

A Volvo apresentou oficialmente o XC40 nesta quinta-feira (21) em Milão, na Itália. O novo SUV compacto de entrada chega para tomar o lugar doXC60. Com fabricação em série marcada para começar em novembro, na fábrica de Ghent, na Bélgica, o menor crossover da marca sueca deve desembarcar no Brasil no 1º semestre de 2018 e brigar na faixa dos R$ 160 mil a R$ 200 mil, contra o BMW X1 e demais concorrentes.

O XC40 é o primeiro modelo a ser construído com base na nova plataforma CMA, de Compact Modular Architecture, onde incluirá também modelos totalmente elétricos e servirá aos novos compactos da Volvo e também a modelos da chinesa Geely, atual dona da montadora sueca.

No design, o XC40 segue com traços robustos. A frente conta com faróis de full LED dotados de LEDs em “T” (o chamado Martelo de Thor) e grade com inclinação negativa e acabamento em preto brilhante (R-Design) ou cromado. O para-choque apresenta refletores grandes. As rodas de liga leve são aro 18 polegadas e tem dois estilos, um sóbrio e outro mais esportivo no R-Design. No entanto, há opções de outras rodas com até 21 polegadas. Há ainda dupla saída de escape.

Por dentro, se destaca o sistema multimídia Sensus Connect com Android Auto e Apple CarPlay, a grande tela de 12,3 polegadas e diversas funções do carro, como ar-condicionado dual zone e auxiliares eletrônicos. O Volante e painel de instrumentos é em tela TFT de 9″ configurável, como nos irmãos XC60 e XC9. O luxo também pode ser visto por toda a cabine, há generosos bolsões nas portas, porta-objetos sob os bancos e até um nicho escondido sob o apoio de braços entre os bancos.

A versão de entrada, Momentum, já vem de série com faróis de LEDs, sensores de estacionamento, sistema de filtragem de ar, suspensão mais rígida, detector de pedestres e frenagem automática de emergência. Na R-Design, o acabamento interior é exclusivo com assentos em couro diferenciado, o visual conta com inserção de texturas e alumínio e kit exterior mais esportivo, com dupla saída de escape. Já na versão Top Inscription, tem a alavanca de câmbio em cristal, tampa traseira com abertura e fechamento automático, sensores de estacionamento dianteiro e acabamento em madeira.

No pacote Pro, que pode ser adicionado em outras versões, o SUV conta com sistema de som Harman Kardon de 1.200 watts, as rodas até aro 21 e o Volvo Pilot Assist para condução semiautônoma. Em segurança, o Volvo XC40 2018 vem com alerta de fadiga, alerta de colisão e invasão de faixa com correção, câmeras com visão 360 graus, aviso de ponto cego, alertas de tráfego lateral e traseiro, entre outros.

Motorização

Sob o capô, o SUV XC40 terá cinco opções de motores na Europa, começando pelo T3 com 156 cv, T4 com 190 cv e T5 com 258 cv, todos com motor Drive-E 2.0 Turbo. No diesel, D3 com 150 cv e D4 com 190 cv, igualmente Drive-E 2.0. Opção manual apenas nas T3 e D3, enquanto os demais usam câmbio automático Aisin de 8 marchas e tração nas quatro rodas apenas nas T5 e D4. A versão híbrida plug-in, esperada para ter motor de três cilindros, chega mais adiante.

Confira a galeria:

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias