Toyota GR DKR Hilux: conheça como é um carro do Rally Dakar

Você já imaginou correr uma das 4 maiores provas do esporte a motor mundial? Sendo elas, as corridas de Fórmula 1, Rally Dakar, Le Mans e Indianápolis.

E todas têm em comum o fato de exigirem longos períodos de desenvolvimento técnico e muita especialização por parte das principais equipes e fabricantes envolvidos. 

No Rally Dakar 2023, o brasileiro Lucas Moraes conquistou um resultado histórico com o terceiro lugar no Dakar, competindo ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk por mais de 8.500km nos desertos da Arábia Saudita.

Lucas Moraes conquistou o terceiro lugar no Rally Dakar. Feito inédito para o Brasil – Foto: Red Bull Pool Content

Atual bicampeão do Rally dos Sertões, Lucas Moraes fez uma estreia espetacular na mais difícil prova off-road do mundo a bordo de uma Toyota GR DKR Hilux T1+, versão ultrarrobusta e sofisticada da picape vendida mundialmente pela fábrica japonesa.

O carro é fabricado pela Hallspeed e a Overdrive

A Toyota GR DKR Hilux é construída na sede da Hallspeed na África do Sul. O carro foi apresentado em 2021 como o maior salto tecnológico do programa Dakar da Toyota, criado em 2011. 

A meta era vencer o Dakar 2022, o que foi conseguido com a dupla formada pelo piloto  Nasser Al-Attiyah e o navegador Mathieu Baumel. No Rally Dakar 2023, a  dupla levou novamente o título de uma das mais difíceis edições da prova.

Mas o que muda em um carro para o Rally Dakar?

Confira as principais inovações da Toyota GR DKR Hilux T1+, vencedora do Rally Dakar 2023:

Chassi tubular

O carro é montado sobre um chassi de estrutura tubular em liga de aço no qual é acoplada a carenagem com as mesmas linhas da picape Toyota Hilux cabine-dupla, mas construída em uma combinação de fibra de carbono e kevlar – e não em aço como nos carros de produção.

Chassi de estrutura tubular. Carenagem é feita de kevlar e fibra de carbono – Foto: Red Bull Pool Content

Motor central

O motor foi posicionado centralmente preservando também o layout do cockpit. Mas a partir de 2022 o carro passou a usar dois estepes ao invés de três, seguindo as novas regras do Dakar para a categoria principal, a dos Carros T1+. 

Motor do Land Cruiser

O motor é um V35A de 3,5 litros, o mesmo que equipa o Land Cruiser 300 GR Sport – modelo ainda não disponível no Brasil. Alimentada a gasolina, a unidade é uma V6 biturbo que entrega 356,4 cv de potência e torque de 660 Nm a 5.100 rpm. 

O motor tem 356,4 cv e é o mesmo que equipa o Land Cruiser 300 GR Sport – Foto: Victor Eleutério/Fotop

Suspensão

Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira empregam triângulos duplos sobrepostos com 350mm de curso, uma geometria predominante nos carros de competição. O sistema emprega apenas um amortecedor por roda.

Pneus enormes

As rodas são as italianas Evo Course, com aro de 17 polegadas, nas quais são montados enormes pneus BF Goodrich nas medidas 37/50R17 – o tamanho se deve ao fato de que nos rallies os pneus menores sofrem furos com mais facilidade.

Câmbio e tanque

O câmbio é da especialista francesa Sadev, com seis velocidades e mudança sequencial por alavanca. O tanque também é grande, possui capacidade de 540 litros. 

Para conquistar mais uma vitória em 2023, a Toyota submeteu o GR DKR Hilux a mais de 130 dias de testes e corridas, superando os 25 mil km de avaliações práticas. A fábrica japonesa investiu em novos desenvolvimentos dos diferenciais, além de reforços para peças e triângulos da suspensão.

Toyota GR DKR Hilux T1+ foi terceiro colocado com Moraes – Foto Red Bull Pool Content

Toyota GR DKR Hilux T1+ – Ficha-Técnica

Apoio: Red Bull e SpeedMax (PneuStore)

Chassi: estrutura tubular em liga de aço

Carenagem: Toyota Hilux cabine dupla construída em kevlar e fibra de carbono

Tanque: 540 litros, padrão FIA FT3, cofre de fibra de carbono com contêiner de borracha deformável. Válvula de segurança anticapotagem

Medidas: 4.810mm (comprimento), 2.300mm (largura), 1.890mm (algura), 3.140mm (entreeixos)

Peso: 2.000kg sem fluídos

Motor: unidade V35A de série, 3,5 litros, gasolina, V6, biturbo. 266 kW (ou 356,4 cv) de potência e torque de 660 Nm a 5.100 rpm. Origem: Land Cruiser 300 GR Sport

Gerenciamento: MoTec com supervisão e padronização FIA da curva de potência

Transmissão: câmbio sequencial de seis marchas Sadev, engate por alavanca. Embreagem com discos cerâmicos de 215mm. Diferenciais de deslizamento limitado (dianteiro, central, traseiro)

Rodas: Evo Corse de 17 polegadas em liga leve

Pneus: BF Goodrich nas medidas 37/50R17

Suspensão: dianteira e traseira empregam triângulos duplos sobrepostos com 350mm de curso

Últimas Notícias