Carros zero km terão chips inteligentes até 2018

Depois de vários adiamentos a implementação dos chips inteligentes nos veículos vendidos no Brasil deve enfim começar. Isso porque, a partir do ano que vem, todos os carros sairão das fábricas já com chips embutidos, permitindo maior interação com celular e tablets, por meio de recursos como localização, monitoramento de combustível e calendário de revisões.

A informação da implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), foi fornecida pela Qualcomm, maior fabricante de processadores do mundo durante a Mobile World Congress (MWC), maior feira de telefonia do mundo.

Segundo o presidente da  Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser, a partir de 2018 todos os veículos no Brasil serão inteligentes graças a um chip que permite informar a localização, fazer monitoramento de combustível e ainda alertar as revisões, por exemplo. Uma segunda etapa, envolvem os veículos autônomos, que não precisam de motoristas.

Todavia, para esta segunda etapa, é fundamental a implementação da internet 5G, que permitiria uma rede de informações de alta velocidade sem interferências ou perda de sinal.

Implatação do Siniav

O Siniav é discutido desde 2006, no entanto, o sistema criado pelo Governo Federal ainda não teve a data oficial de estreia publicada. Em reunião realizada no início do ano entre os Detrans e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a conclusão foi de que o principal entrave para o funcionamento dos chips é a integração com os sistemas dos Detrans estaduais.

O Siniav é regulamentado pela resolução nº 537 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a implementação do chip inteligente nos veículos de transportes de cargas a partir do dia 28 de agosto. O prazo para os demais veículos seria 1º de janeiro de 2018. A publicação oficial, bem como o cronograma definitivo deve ser apresentado em julho, prazo estipulado pelo Ministério das Cidades. É aguardar e ver se desta vez é pra valer.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

 

Últimas Notícias