A Renault apresentou nesta quarta-feira (25) o novo Kardian, um SUV compacto que chega para brigar com modelos como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. O modelo tem design moderno, motor turbo e tecnologias de segurança avançadas.
O Renault Kardian incorpora a nova identidade da Renault, com destaque para o logo “Nouvel’R” e uma nova assinatura luminosa na frente. Adeus à plataforma antiga do Dacia que era utilizada no Sandero, Logan, Duster e Captur (aqui no Brasil) – este modelo adota uma inédita plataforma modular altamente versátil do Renault Group, permitindo o desenvolvimento de 7 novos modelos para diferentes mercados ao redor do mundo.
Na América do Sul, o Renault Kardian será lançado com o inédito motor 1.0 turbo de três cilindros, proporcionando 125 cv e 220 Nm de torque, associado a um câmbio automático de dupla embreagem EDC. Este é o motor 1.0 turbo com o torque mais forte produzido hoje no Brasil.
Design moderno e grande espaço interno
O design do Kardian mistura linhas esculpidas e formas arredondadas. Além disso, o veículo apresenta características típicas de SUV, incluindo barras de teto, capô horizontal e para-choque reforçado.
Com dimensões de 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura, o Kardian é um modelo do segmento B. Sua distância entre eixos de 2,60 metros maximiza o espaço interno, beneficiando os passageiros. O porta-malas oferece 358 litros de capacidade.
A dianteira é caracterizada pela grade frontal com o logo “Nouvel’R” e os faróis em LED divididos com nova assinatura. A traseira tem lanternas translúcidas em formato de C, que lembram um pouco um grande Sandero. As rodas são de 17 polegadas.
Um grande diferencial do Kardian são as barras de teto inteligentes que podem ser ajustadas em duas posições, tanto verticalmente como horizontalmente. Elas suportam até 80 quilos de carga e complementam o design do veículo.
O Kardian estará disponível em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, cuja potência é equilibrada pelo teto preto em dois tons. As barras de teto e os protetores de cárter dianteiro e traseiro em tom de cinza prateado.
Interior com novo acabamento e ambientação luminosa
No interior, a Renault criou um ambiente harmonioso com uma iluminação em LED, além de volante revestido em couro e acabamento black piano.
Priorizando o conforto e o espaço interno, a Kardian vem com um console central mais alto que integra o apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros) e carregador de celular por indução. Além do mais, tem a nova alavanca de câmbio “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla em formato de joystick e o inédito sistema de freio de estacionamento elétrico no segmento.
O Kardian possui um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e uma tela multimídia de 8 polegadas flutuante, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Segurança avançada
O Kardian está equipado com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo alerta de ponto cego e câmera 360º – sistemas inéditos no segmento de SUV B no Brasil.
Ainda por cima, o novo Kardian vem equipado com cruise control adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem ativa de emergência e seis airbags (dois frontais, laterais e do tipo cortina) para garantir a segurança de todos os ocupantes.
Preço
O lançamento do Renault Kardian faz parte do plano estratégico Renaulution, marcando o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da Renault. Este modelo inédito será inicialmente disponibilizado na América Latina, expandindo-se posteriormente para outros países fora da Europa.
O modelo será fabricado no Brasil, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, e chega ao mercado em março de 2024. O preço será revelado apenas no lançamento do modelo, porém podemos esperar que venha na faixa de R$130 mil para brigar com Fiat Pulse e VW Nivus.
Ficha Técnica – Novo Renault Kardian
Motorização
- 3 cilindros turbo com injeção direta
- Cilindradas: 999 cm3
- Combustível: Flexfuel
- Potência: 125 cv
- Torque: 220 Nm
Câmbio
- Dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch)
Pneus
- 17 polegadas
Dimensões
- Comprimento total: 4.119 mm
- Entre eixos: 2.604 mm
- Balanço dianteiro: 828 mm
- Balanço traseiro: 687 mm
- Largura total sem/com retrovisores: 1.773mm/2.025mm
- Bitola dianteira: 1.517 mm
- Bitola traseira: 1.509 mm
- Altura com/sem barras do teto: 1.544mm/1.595mm
- Altura com a porta traseira aberta, com o veículo vazio: 2.050 mm
- Altura da base do porta-malas com o veículo vazio: 801 mm
- Ângulo de ataque/saída: 20º/36º
- Altura em relação ao solo com o veículo vazio: 209 mm
- Largura para os cotovelos na frente: 1.399 mm
- Largura para os cotovelos na traseira: 1.406 mm
- Largura para os ombros na frente: 1.394 mm
- Largura para os ombros na traseira: 1.368 mm
- Espaço para a cabeça da 1º fileira de bancos: 898 mm
- Espaço para a cabeça da 2º fileira de bancos: 878 mm
- Largura máxima do portam-malas: 1.353 mm
- Largura interna entre as caixas de rodas: 1.005 mm
- Volume total do porta-malas: 410l (358 dm³- VDA)
- Volume total do portam-malas com o banco traseiro rebatido: 1.304dm³
Fique por dentro:
- Kia lança sua primeira picape. Conheça a Kia Tasman
- Honda renova New City 2025: sedã e hatch ganham retoque no visual e equipamentos de série
- Novo BMW M2 chega ao Brasil com mais potência e tecnologia de ponta
- CAOA Montadora celebra a produção de 150 mil SUVs Tiggo em Anápolis
- O que verificar antes de comprar um seminovo