Publicidade

Comprar um carro usado não é uma tarefa tão fácil, quanto comprar um zero km. Além de decidir a marca e o modelo, é preciso verificar com antecedência uma série de itens antes de apertar as mãos e fechar negócio.

Existem situações onde você deve desistir na hora da negociação e procurar outro veículo, pois pode ser um problemão para você.

Sabemos que o ideal é fechar um negócio seguro e levar para casa um carro que te ofereça mais conforto do que dor de cabeça. Confira dicas do que rejeitar em um carro usado e não ser enganado na hora da compra.

Sinais de que a quilometragem foi adulterada

Esse é um dos sinais mais comuns quando se trata de compra e venda de carros usados. Adulterar o odômetro, colocando uma quilometragem muito menor do que a real para valorizar a oferta é uma prática comum no mercado.

Portanto, se você encontrar uma oferta com fortes indícios de que o hodômetro foi adulterado, desista da negociação imediatamente.

Descobrir essa fraude não é fácil, mas existem algumas maneiras para identificar se há alguma alteração na quilometragem.

Verifique o manual do proprietário e veja o histórico de revisões. Se o número indicado no painel estiver abaixo do que os intervalos das revisões, significa que o equipamento pode ter sido adulterado.

Outro macete para identificar alteração no km é verificar o estado de conservação do volante, manopla do câmbio e pedais. Com o tempo, esses componentes se desgastam e os sinais são visíveis. Assim, dá pra ter uma ideia se o veículo é muito ou pouco rodado.

Bloqueio judicial

Se o veículo que você estiver negociando tiver registro de bloqueio judicial, é melhor desistir da negociação. Em um curto prazo, inúmeros gastos e processos burocráticos cairão no seu colo e, em alguns casos, não é nem possível regularizar o automóvel.

Mas, como identificar se há algum registro assim no veículo?

Publicidade

Por meio de um serviço chamado vistoria cautelar. Ele tem um custo, mas avalia diversos itens do veículo em busca de sinais de fraude.

O serviço vai checar se há registro de roubo, sinistro, leilão, furto e bloqueio judicial. Além disso, ele verifica partes do carro, como longarinas, painel dianteiro, laterais e teto para saber se foram alvos de reparos.

Todas essas informações, incluindo imagens, são reunidas em um laudo e atestam as reais condições do automóvel. Vale a pena investir nesse serviço.

Chassi raspado

É importante já destacar que é ilegal modificar o número de série do carro. Qualquer tipo de alteração no número do chassi, do câmbio, do motor ou dos vidros, bem como não ter a etiqueta de identificação, é sinal de que tem algo errado com o carro. Portanto, fuja!

A vistoria cautelar, serviço citado acima, também consegue identificar qualquer tipo de fraude em relação ao número de série do carro.

Vale lembrar que qualquer modificação no chassi é um forte indício de que o carro é clonado ou roubado. Verifique e, se encontrar essa situação, desista imediatamente do negócio.

Carroceria desalinhada

A vistoria cautelar também é um serviço indicado para identificar se o veículo foi batido, mas existem outras formas também.

O primeiro passo é procurar um funileiro de confiança para avaliar o carro. Ele vai saber diferenciar o tom da pintura recondicionada da original.

Além disso, as cabeças dos parafusos vão apresentar marcas, sinal de que houve desmontagem e indícios de que houve troca de componentes.

Seguindo as dicas acima você com certeza não será enganado na hora de comprar um carro usado e vai para a casa com a consciência tranquila de que fez um bom negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista Usadosbr (blog.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui