Publicidade

Com certeza você já passou com o carro por um buraco e imediatamente imaginou os problemas que isso ia causar na suspensão do carro. Embora o componente seja bastante conhecido entre os motoristas, nem todos sabem a sua real função.

Primeiro, precisamos entender que a suspensão do veículo é um conjunto de peças que são responsáveis pela interação do carro com o chão. Trata-se de um item de extrema importância para dar controle de direção, estabilidade e conforto para os ocupantes.

No entanto, existem muitas histórias por aí que envolvem a suspensão do carro. Confira abaixo o que são mitos e o que são verdades sobre esse componente do veículo:

Veja ofertas de veículos novos e seminovos no Usadosbr

Passar com o carro por lombadas na diagonal

Mito. Esse é um dos maiores mitos sobre manter o bom funcionamento da suspensão do carro. Ao passar em quebra-molas com apenas duas rodas, a carroceria do veículo é submetida a uma torção excessiva e desnecessária.

Em alguns casos, a expansão de abertura da suspensão é tão grande que o amortecedor chega a travar na posição totalmente aberto. O correto é passar pelo quebra-molas com as quatro rodas e na velocidade adequada.

Fazer inspeção preventiva do sistema de suspensão a cada 10.000 quilômetros

Verdade. Pela sua função, o sistema de suspensão é o que mais sofre desgaste no veículo. Então, é importante que o automóvel vá para uma oficina periodicamente para fazer a inspeção de todos os componentes e também para trocar aqueles que apresentarem desgaste ou qualquer tipo de dano. A prática torna a manutenção mais econômica e evita surpresas com o veículo.

Revisão do carro: 5 sinais que já está na hora de fazer!

A troca dos amortecedores deve ser sempre aos pares

Verdade. Se trocar apenas um amortecedor e usar uma peça nova e outra usada, poderá ocorrer um desequilíbrio, interferindo na dirigibilidade do veículo. Com isso, o motorista terá perda de eficiência. Portanto, o ideal é sempre substituir os pares em cada eixo ou, se possível, realizar a manutenção de todo o conjunto.

Carga excessiva não interfere na suspensão do carro

Mito. É comum ver o motorista colocar todas as malas e passageiros no veículo, sem se preocupar com o limite de carga do automóvel. Ultrapassar o limite de carga, definido no manual da montadora, compromete a dirigibilidade e o conforto.

Publicidade

É importante sempre ter atenção e cuidado ao distribuir o peso de forma igualitária no porta-malas, sem exceder o limite e evitando diferença de altura entre os lados da suspensão.

Leia também: Alinhamento e balanceamento: saiba quando fazer

O amortecedor recondicionado tem a mesma eficiência de um novo

Mito. As peças recondicionadas não passam pelo mesmo processo de produção que as novas, para garantir a qualidade e a segurança. Normalmente, a peça recondicionada recebe apenas uma pintura nova e o lubrificante empregado neste amortecedor é diferente do recomendado.

Por isso, essa peça recondicionada pode apresentar eficiência bem menor em comparação a uma peça nova. Portanto, a orientação é usar amortecedores novos. Além disso, é importante sempre desconfiar de preços muito abaixo do praticado pelo mercado.

Maior desgaste dos componentes provoca menor conforto dentro do carro

Verdade. Quando os componentes da suspensão do carro estão em más condições, ele vai balançar mais, dificultando algumas manobras. Isso pode inteferir diretamente nas condições de dirigibilidade do motorista.

Amortecedores em mau estado causa aquaplanagem

Verdade. Os amortecedores de um veículo, quando não estão em bom estado, não asseguram corretamente o contato do carro com o solo. Por isso, em situação de condução em dia de chuva, pode ocorrer a aquaplanagem, que é a formação de água entre o asfalto e os pneus do veículo.

Suspensão com problemas aumentam a distância da frenagem

Verdade. A frenagem tem relação direta com o estado de conservação da suspensão. Testes realizados pela Monroe comprovam que amortecedores com 50% de desgaste aumentam a distância de frenagem em até 2,6 metros, a uma velocidade de 80 km/h.

Amortecedores ineficientes aumentam o cansaço do motorista?

Verdade. Amortecedores em más condições comprometem a dirigibilidade e provocam balanços e trepidações excessivas, tornando as manobras mais difíceis. Os testes realizados pela Monroe indicam que um amortecedor com 50% de desgaste pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.

Maresia não tem efeito na suspensão

Mito. A maresia ocasiona oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão. Por isso, ao retornar do litoral, o carro deve ser lavado no mesmo dia, com shampoo automotivo, ou água e sabão neutro, incluindo a parte inferior.

O carro pode ser rebaixado sem qualquer prejuízo ao sistema

Mito: rebaixar a suspensão do carro muda o centro de trabalho dos amortecedores e pode causar sérios danos aos batentes, buchas de bandeja e junta homocinética deslizante.

É preciso ficar atento em relação ao conjunto de suspensão do veículo e tomar os devidos cuidados. Andar com a suspensão em mau estado pode causar acidentes. O que achou das dicas? Deixe deixe um comentário aqui embaixo!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui