Alinhamento e balanceamento: saiba quando fazer

É bastante comum realizar os procedimentos de alinhamento e balanceamento quando levamos o carro para a revisão. Mas nem todo mundo sabe exatamente o que são, para que servem e como são realizados os procedimentos, não é mesmo?

De imediato já podemos dizer que: alinhamento e balanceamento são serviços de manutenção preventiva e são fundamentais para a segurança do motorista e os demais ocupantes do veículo. 

Vamos explicar tudo direitinho para que se entenda, de uma vez por todas, o quanto são importantes. Confira!

O que é o alinhamento?

Um carro é fabricado para manter as rodas alinhadas, em paralelo, quando estão em uma pista reta. No entanto, com o passar do tempo e devido a irregularidades na pista, as rodas vão desalinhando. 

O alinhamento é um serviço bastante procurado quando o motorista tem dificuldades em manter o carro em linha reta. Não ter um carro alinhado pode causar acidentes, pois ele fica menos estável. Além disso, os pneus podem se gastar de maneira excessiva e irregular.

Para alinhar o carro corretamente, o mecânico vai medindo e ajustando os ângulos em relação às linhas de centro e ao piso. 

O ângulo de inclinação deve marcar zero grau na situação ideal. Ou seja, o objetivo do serviço é que não haja desvio lateral das rodas em pista reta. É importante lembrar que o alinhamento deve ser feito nas quatro rodas. 

Além disso, se houver alguma roda torta ou empenada, ela precisa ser consertada ou substituída antes de levar o carro para o alinhamento.

Qual é a hora certa de fazer o alinhamento?

Sempre faça o alinhamento nas revisões periódicas. Também é importante realizar o procedimento sempre que o carro sofrer um impacto muito forte. 

Se você trocar algum elemento da direção, da suspensão, um pneu ou se você perceber seu carro puxando para algum dos lados, vá direto para a oficina!

O que é o balanceamento?

Você sabia que as quatro rodas dos carros giram com forças e velocidades diferentes? Pois é! E assim fica difícil achar um ponto de equilíbrio, por isso o seu carro pode trepidar, gerando um incômodo para o motorista, além de desgastar bastante os pneus. O balanceamento é realizado quando você sente o veículo vibrar ou trepidar.

Um carro sem balanceamento gera distúrbios na direção e tem a sua capacidade de frenagem diminuída, uma receita certa para que aconteça acidente.

O processo de balanceamento obedece à seguinte ordem:

  • As rodas do carro são retiradas;
  • Um aparelho identifica o ponto de desequilíbrio;
  • Um contrapeso é instalado.

Assim, o carro ganha mais conforto e segurança, pois os movimentos da suspensão são suavizados.

Quando devo fazer o processo de balanceamento?

É importante ressaltar que não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento do veículo.

O correto é fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas, se o condutor sentiu trepidações incomuns, é preciso levar o carro para a oficina.

Vale lembrar que o pneu é um bem durável e sua vida útil depende dos cuidados que se tem com o carro todo. Fazer o alinhamento e balanceamento do carro ajuda seu bolso, pois aumenta a vida útil dos pneus e garante a segurança de todos.

Por isso, ao sentir qualquer anomalia, ouvir algum barulho no pneu ou se o carro apresentar instabilidade na direção, leve o carro para fazer o alinhamento e balanceamento!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)

Últimas Notícias