MINI completa 65 anos: Uma jornada épica de inovação e estilo

Em 1959, a British Motor Corporation revolucionou a indústria automotiva com o lançamento do Mini, um carro compacto, econômico e surpreendentemente espaçoso. Com apenas 3,05 metros de comprimento, 1,422 m de largura, 1,397 m de altura e entre-eixos de 2,032 m. O Mini desafiou as convenções da época e se tornou um ícone mundial.

O design inovador do Mini, o motor dianteiro transversal, a suspensão com cones de borracha e a dirigibilidade que lembrava um kart conquistou fãs do mundo inteiro. Além de ser um sucesso nas ruas, o Mini também se destacou nas pistas, participando de ralis lendários como Monte Carlo e Dakar.

Você sabia que o Mini teve diversas variantes ao longo de sua história? Desde a primeira geração, a marca experimentou com diferentes estilos de carroceria, tais como: 

  • MINI Countryman e MINI Traveller

A primeira variante Coutryman do Mini clássico foi lançada em 1960, sua carroceria era 25 centímetros mais longa que a do Mini de 3 portas e seu peso foi aumentado em 50 kg, essa carroceria era destinada a famílias ou a pessoas que precisavam carregar mais bagagem.O Countryman e o Traveller apresentavam acabamento em madeira, dando origem ao clássico MINI “Woody” da década de 1960.

Quer comprar um MINI? Confira os classificados do Usadosbr – Clique aqui

  • Austin Seven Van, Austin Minivan e Morris Minivan

Apenas 6 meses após o lançamento do MINI em agosto de 959, a British Motor Corporation lançou a primeira variante de carroceria do Mini com o nome de Minivan em janeiro de 1960. A carroceria do MINI foi ampliada em 25 centímetros e combinada com um piso plano e uma seção traseira sem janelas laterais. Concebida como um veículo de trabalho, a versão Minivan não tinha acabamento cromado e a grade dianteira era uma seção de chapa metálica estampada e perfurada na cor da carroceria. As versões da Austin e da Morris eram idênticas, exceto pelo emblema da marca.

  • Austin Seven Pick-up / Austin MINI Pick-up

    Depois da Minivan, a BMC lançou a MINI Pick-up em janeiro de 1961. A construção da carroceria era idêntica à da van até o pilar B e a nova picape também oferecia uma plataforma de carga generosa. Os dois modelos eram diferenciados apenas por seus emblemas.
  • Riley Elf e Wolseley Hornet

    A BMW também aproveitou a plataforma do Mini para criar variantes luxuosas e elegantes. O Riley Elf e o Wolseley Hornet, baseados no MINI, foram projetados como o topo da linha. O carro, com seu compartimento de bagagem estendido e grade de radiador falsa, bem como o uso extensivo de cromo, dava um ar de elegância. No interior, um painel de instrumentos de nogueira granulada de largura total com porta-luvas ladeava o velocímetro central, bem como os medidores de temperatura do óleo e da água. Os bancos de couro sintético e os carpetes grossos que também cobriam os compartimentos das portas aumentavam a sensação de luxo.

Variantes de carroceria na era moderna do MINI

Na era moderna do MINI, não faltaram versões de produção com estilos de carroceria diferentes do tradicional MINI 3 portas, bem como variantes de carros-conceito ou modelos MINI para corridas. A MINI também fez parte dos esforços para explorar a eletrificação com a frota de testes do MINI E.

  • MINI ACV 30, um conceito para um MINI moderno lançado em 1997, já na era do BMW Group.
  • MINI Cooper Hydrogen, que usava hidrogênio como combustível, gerando apenas vapor de água como gás de escape, como o BMW 750hL.
  •  MINI E, uma frota de teste piloto de veículos elétricos que foi alugada a clientes para avaliação em uso no mundo real.
  •  MINI E Race, variante de pista do MINI E.
  • MINI Paceman, variante de produção de 3 portas em uma plataforma mais alta, com mais espaço para a cabeça e espaço interno, disponível com tração nas quatro rodas.
  • MINI Paceman Adventure: conceito de MINI Pick-Up MINI baseado no MINI Paceman, esse foi um projeto dos estagiários do Centro de Treinamento do BMW Group na fábrica de Munique.
Mini ACV30 Concept Car

Mini no Brasil

O Mini chegou ao Brasil em 2009 e rapidamente conquistou o coração dos brasileiros. Os primeiros modelos disponíveis no país foram o MINI Cooper, MINI Cooper S e MINI Cooper S Clubman, equipados com câmbio manual ou automático.

Com um design charmoso, desempenho divertido e uma gama de opções de personalização, o Mini já comercializou mais de 25 mil unidades no país. 

Leia mais

Últimas Notícias