Publicidade

Uma das coisas mais importantes para se ter atenção é na manutenção do motor do carro. É importante ficar constantemente de olho, afinal o custo da prevenção é e sempre será menor do que os custos de um eventual conserto.

Para manter essa parte do veículo em perfeito funcionamento, alguns cuidados são indispensáveis. Manter o nível correto do líquido de arrefecimento e do óleo do motor, realizar a troca nos período recomendado pela montadora de acordo com o manual do veículo são alguns deles.

Além disso, é importante realizar testes periódicos na bateria do carro para verificar se a sua capacidade de carga está adequada.

As revisões periódicas devem ser feitas acordo com o período recomendado pelo fabricante. Assim, você evita problemas maiores e mais caros.

Veja 4 dicas para fazer uma boa manutenção do motor do carro:

Aprenda a identificar problemas

Quando alguma coisa não está legal no motor, ele costuma dar alguns sinais. Se por um acaso houver dificuldade de partida, motor falhando, perda de potência, barulhos ou vibrações ou superaquecimento, significa que está na hora de levar o carro em um mecânico. Fumaça demais saindo pelo escapamento é um mau sinal.

A melhor maneira para não chegar nesse ponto é fazer um check-up completo. Especialistas recomendam que a revisão do motor deve ser feita de 10 a 15 mil km rodados. Mas, tudo isso vai depender do modelo do veículo e do que diz o manual.

Alguns outros componentes do motor, como o sistema de arrefecimento, de alimentação e lubrificação, são essenciais e demandam maior atenção em períodos curtos de tempo.

Veículos novos, seminovos e usados você encontra no Usadosbr

Confira as mangueiras

O motor é considerado o coração do carro. Sendo assim, as mangueiras são como veias e artérias. Elas são responsáveis por transportar o óleo, combustível, ar e água. Ou seja, elas alimentam todo o funcionamento do motor.

Publicidade

Mas, com o passar do tempo, elas se desgastam por conta das altas temperaturas. Elas podem rachar, ressecar ou furar e causar problemas.

Se o problema estiver na mangueira do radiador, o motor pode superaquecer. Se a falha for na mangueira do combustível, corre-se o risco de um incêndio. Viu só que dor de cabeça? Por isso é tão necessário fazer a manutenção do motor nos prazos recomendados.

Atenção com o combustível

A qualidade do combustível vai afetar diretamente o bom funcionamento do motor. Abastecer o veículo com gasolina ou etanol de qualidade duvidosa pode trazer sérios problemas. Os principais componentes atingidos são: velas, bicos injetores, sensor de oxigênio, bomba de combustível e todo o sistema de escape.

A dica para não cair nessa armadilha é evitar parar o carro em postos sem bandeira, ou que ofereçam combustível com preços bem abaixo da média.

Confira o nível de arrefecimento

Motores funcionam geralmente em altas temperaturas, que podem chegar até 3.000º C! A água do motor é a responsável por refrigerar o sistema. Por isso, é necessário verificar o reservatório de água do radiador com frequencia.

Se o motor do carro superaquecer, o carro vai parar de funcionar e te deixar na mão.

Para checar o reservatório e fazer uma inspeção, o motor precisa estar frio. Se o motor ainda estiver quente, a água ainda pode estar circulando no sistema e, quando a porta do reservatório é aberta logos após desligar o veículo, há risco de que ela espirre.

Vale destacar também que o que colocamos no reservatório é o fluido de arrefecimento, que é uma mistura de água desmineralizada e aditivo – que tem vital importância, principalmente no aumento do ponto de ebulição da água (ela ferverá acima dos 100°C) e no controle de corrosão do motor, entre outros itens.

Seguindo essas dicas, a chance de o carro ir parar na oficina diminui bastante. Portanto, fique atento com a manutenção do motor e conte sempre com o seu mecânico de confiança para manter o funcionamento do seu veículo em dia.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Revista Usadosbr (
revista.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui