Inmetro vai “cortar” autonomia dos carros elétricos no Brasil

Os carros elétricos passarão por uma mudança na divulgação de sua autonomia, que será reduzida em 30% no Brasil.

O Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia –  pretende adotar um novo padrão na divulgação da autonomia para visar uma quilometragem mais fiel do veículo com a realidade dos motoristas.

Como vai funcionar?

Não há mudança no método de ensaio, mas uma novidade na apresentação da informação para o consumidor – que passa a ver, na tabela, a autonomia do veículo, e não a conversão em km/l como era feito anteriormente.

Se o carro elétrico ou híbrido alcançar 100 km de autonomia no teste de laboratório para o Programa Nacional de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a informação oficial deste veículo será de 70 km.

De acordo com Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, todas as marcas deverão reduzir a autonomia divulgada em laboratório em 30%. Pois, segundo ele, os veículos elétricos são recentes no mercado brasileiro.

HCC Energia Solar – Posto elétrico HCC Energia Solar em Ibirubá, RS

E por falta de conhecimento, os condutores tratam o carro elétrico de forma errônea, não sabendo a melhor hora de acelerar, ou como frear para ajudar na regeneração das baterias e outras características de condução que podem influenciar no alcance total do modelo.

Para evitar esse problema, onde o consumidor pode não alcançar os resultados anunciados pela montadora e se sentir lesado de alguma forma, o Inmetro criou essa nova regra para divulgação da autonomia dos veículos elétricos.

Últimas Notícias