Publicidade

O anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil pegou todo mundo de surpresa. A montadora justifica a decisão de encerrar a produção de veículos por aqui como sendo uma parte de focar em produtos lucrativos. 

Ao mesmo tempo, essa decisão fez surgir uma série de questões. A principal delas é: como fica o consumidor após essa decisão da empresa? Os carros da Ford não serão mais vendidos no Brasil?

Neste post vamos responder estas e outras dúvidas de quem possui um carro da Ford ou estava pensando em comprar um. Confira:

Encontre os modelos da Ford seminovos e usados no Usadosbr

A Ford não vai mais vender carros no Brasil?

A Ford vai continuar vendendo carros no Brasil. Mas, eles não serão mais fabricados por aqui. Ou seja, as fábricas de veículos em Camaçari (BA) e de motores e transmissões em Taubaté (SP) encerraram a produção imediatamente após o anúncio. A fabricação de peças de reposição será mantida por alguns meses, para conseguir atender o pós-venda. 

Agora, a marca vai passar a atuar no mercado brasileiro como importadora, e não mais como montadora.

Já a fábrica da Troller vai continuar operando até o fim deste ano. 

Algum modelo vai sair de linha?

Ford Ka e Ecosport saíram de linha com o fechamento das fábricas no Brasil

Com o fechamento das fábricas, o Ford Ecosport e o Ford Ka, tanto hatch como sedã, saíram de linha imediatamente. As vendas continuam apenas enquanto houver estoque. 

Comprei um Ford recentemente, e agora?

Para quem comprou algum modelo da Ford recentemente, a empresa garantiu que continuará fornecendo serviços de assistência ao consumidor, com operações de vendas, serviços e peças de reposição. Além disso, os planos de garantia e manutenção continuam valendo normalmente, mesmo para os carros que estão saindo de linha. 

No entanto, existe a possibilidade de redução da rede de atendimento e, com isso, cidades menores podem ficar sem um representante da marca no local. 

Publicidade

Vai ficar mais difícil de vender?

A desvalorização do Ford Ecosport e Ka certamente será maior do que a de modelos que continuam no mercado. Mas, se a Ford tivesse deixado totalmente o Brasil, essa depreciação poderia ser ainda maior. 

Com isso, quem já está pensando em vender o carro se prepare, pois quem vai comprar precisa de motivação para adquirir um carro que acabou de sair de linha. Para quem quer comprar, a marca provavelmente vai querer esgotar o estoque e provavelmente vai oferecer bônus ou descontos para que a rede venda os carros rapidamente. 

Ainda está cedo para saber o quanto esses carros vão sofrer com a desvalorização. É preciso aguardar a aceitação do mercado após a notícia, o que deve acontecer a médio prazo. 

Como fica a linha atual da Ford no Brasil?

O Ford Bronco será um dos lançamentos da Ford no Brasil em 2021

O portfólio da Ford inclui a picape Ranger e o SUV Territory. Além disso, todos os lançamentos anunciados estão confirmados para o Brasil. Ou seja, em breve as concessionárias brasileiras receberão a nova família Bronco, Transit, a nova versão do Mustang Mach 1 e a Ranger Black. 

A Ford já havia comunicado que deixaria de produzir hatches e sedãs. Em 2018, a empresa anunciou que se concentraria na produção apenas de picapes, SUVs e modelos elétricos. 

A saída da Ford encerra um longo ciclo para a montadora, que foi a primeira a se instalar em solo brasileiro, em 1909. 

Mas, com essa decisão de encerrar a produção no Brasil e transferir para a Argentina, comprar um modelo da Ford continuará sendo uma boa opção para quem deseja o tão sonhado carro? O que você acha que vai acontecer após essa mudança? Deixe aqui nos comentários. 

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Revista UsadosBR (
revista.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui