Fique ligado: 6 formas de economizar combustível!

Em um país com o litro da gasolina absurdamente caro e a inflação mais alta que o ideal, é muito importante economizar onde der, não é mesmo? Uma maneira eficiente de reduzir os gastos é com o combustível do seu carro — principalmente se você trafega longas distâncias todos os dias.

Para aprender 6 maneiras eficientes de economizar combustível, você não pode deixar de ler as dicas que listamos a seguir. Confira!

Não carregue peso desnecessário

Muitas pessoas ainda têm o hábito de deixar objetos no porta-malas do carro por muito tempo. O que elas não sabem é que, se o veículo estiver muito pesado, vai acabar gastando mais energia para funcionar — afinal de contas, quanto mais pesado, mais difícil de se movimentar. Para uma noção melhor, cada 50 quilos extra no seu carro correspondem a um aumento de mais ou menos 1% no consumo de combustível.

Tenha cuidado na hora de trocar as marchas

A hora de trocar a marcha também pode influenciar muito no consumo de combustível. O seu carro deve conter essas informações no manual do proprietário, mas você também pode analisar o momento certo por meio do torque. Por razões óbvias, um veículo a 100km/h não deve rodar na segunda marcha, por exemplo.

Evite aceleradas e freadas bruscas

Acelerar ou frear o seu veículo bruscamente é ruim em diferentes aspectos, inclusive no gasto de gasolina. Essa medida exige muito do motor do seu carro e, justamente por isso, aumenta o consumo.

Muitas pessoas fazem isso quando vão arrancar em um sinal ou quando ligam o carro pela manhã, com medo do veículo estar “frio” e não funcionar perfeitamente. Mas não precisa se preocupar, pois se o seu modelo conta com injeção (como a maioria dos carros), o aquecimento acontece de forma automática.

Não se esqueça de calibrar os pneus

Você provavelmente já ouviu falar da importância do pneu calibrado. Essa medida é importante para aumentar a vida útil do pneu e economizar combustível. Então, separe alguns minutos e faça a calibragem uma vez por semana — você pode checar a pressão ideal no manual do seu veículo. Os pneus, quando estão murchos, podem aumentar o gasto em até 20%. Agora você tem motivos de sobra para calibrá-los, não é mesmo?

Invista nas velas

As velas influenciam muito no consumo de combustível dos carros, e precisam ser trocadas sempre que atingirem a quilometragem que é recomendada (ou na revisão programada). Elas devem ser substituídas por peças com as mesmas especificações, já que a função das velas é gerar energia para realizar a queima que acontece da mistura ar/combustível.

Portanto, se as velas estão ruins ou muito gastas, essa queima pode ficar irregular, ter seu desempenho comprometido e aumentar os gastos com combustível.

Feche a janela quando estiver em alta velocidade

Se quiser trafegar com uma velocidade maior que 80 km/h, é bom fechar as janelas do carro. Assim, você previne algum tipo de incidente e ainda economiza. É isso mesmo! Quando você está em alta velocidade, a entrada de ar aumenta a resistência aerodinâmica e, por consequência, o consumo de combustível.

Com essas medidas em mente, você tem alguns caminhos eficientes para diminuir seus gastos e economizar combustível. Se você alguma dica sobre o assunto ou ficou com alguma dúvida, não deixe de compartilhar seu comentário conosco!

Últimas Notícias

Renault Kwid 2023 ganha novo visual e mais tecnologia

O Renault Kwid 2023 está completamente renovado. A...

Pastilhas de freio: quando revisar e fazer a troca?

Assim como todos os itens que compõem...

Pneu careca: como evitar este problema?

Segundo a Polícia Federal (PRF), entre 2011...

Novo Yaris 2023 tem design renovado e novos itens de segurança

A Toyota apresentou o Novo Yaris 2023. As versões hatch e...