Financiamento ou consórcio: qual é a melhor opção para você?

Com a correria do dia a dia, ter um carro próprio ajuda e muito a economizar tempo, item tão precioso ultimamente. Porém, na hora de comprar um automóvel, pode bater aquela dúvida: qual a melhor forma de compra do bem? Financiamento ou consórcio?

Se você também tem essa indagação na mente, continue a leitura deste artigo e veja qual é o estilo de pagamento que se adequa melhor às suas necessidades e ao seu bolso!

Entenda melhor as opções

No financiamento é como se você tivesse comprado um produto dividido em inúmeras parcelas. O banco te empresta o dinheiro e você paga pra ele de forma parcelada, variando de 12 a 60 meses.

Já o consórcio funciona como se fosse uma poupança, só que você não poupa individualmente e sim em grupo. Cada grupo tem um número limitado de cotas, que é determinado pela administradora do consórcio, assim como a forma de pagamento.

Vantagens e desvantagens

Visto como são feitos os dois serviços, vamos entender os detalhes de cada um.

Financiamento

Precisa do carro com urgência? Está disposto a pagar um valor mais alto do que o carro realmente vale para ter o veículo de forma mais rápida com você? Então o financiamento é o modelo de pagamento mais adequado para as suas necessidades.

Isso porque em um financiamento você não paga só pelo carro, mas também por juros, taxas e impostos, que varia de banco para banco. Essas taxas fazem com que o valor de um financiamento seja muito maior do que o do veículo que você está adquirindo.

Mas então por que financiar um carro? Essa opção é a melhor para quem precisa do veículo de forma rápida e não tem grana para dar uma boa entrada.

Consórcio

O consórcio é bem mais barato que o financiamento, devido à baixa taxa de administração. Isso sem falar que é um serviço diferente, visto que funciona como uma poupança, como já dito.

Mas o principal ponto negativo do consórcio é que você não pega o carro imediatamente. Você vai pagar uma taxa mensal à administradora do consórcio e, para adquirir seu bem, terá três formas:

  • A primeira é dar um lance pelo carro. Ou seja, você oferece uma quantia em dinheiro e torce para que ninguém dê um lance maior que o seu. Caso você vença esse “leilão”, o valor é abatido no total do consórcio e você pode optar por diminuir o valor de todas as parcelas ou realizar um abatimento em algumas prestações.
  • A segunda é contar com a sorte. Todos os meses as administradoras de consórcio fazem sorteios entre cada um daqueles que tem uma cota. Se você for o sortudo, pode sair com o veículo já no primeiro mês do pagamento.
  • A terceira é, para muitos, a pior opção. Se você não tiver nem sorte, nem grana, ao fim do término de todas as prestações do consórcio, você adquire o seu veículo.

Em resumo: se você necessita ou quer o carro com uma certa urgência e não se importa em pagar altas taxas de juros pelo veículo, financie. Se você não tem pressa e prefere pagar uma prestação mais baixa pelo carro, mesmo sem saber ao certo quando poderá andar nele, opte pelo consórcio.

Conseguiu decidir o que é melhor para você: financiamento ou consórcio? Gostou das nossas dicas? Então siga-nos no Facebook, no Twitter e no Google+ e fique por dentro de tudo que rola no mundo automotivo!

Últimas Notícias