Financiamento de carros novos cai 30% no 1º semestre

As vendas de carros novos por financiamento caíram 30% nos primeiros seis meses de 2016. No período de janeiro a junho, foram financiados 521,7 mil carros zero, segundo a Cetip, que manipula o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que registra as restrições financeiras de veículos colocados em garantia nas operações de crédito no Brasil.

A queda reflete no recuo de 25% no número de emplacamentos de carros no 1º semestre, o pior em 10 anos na definição da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores , a Fenabrave.

Usados

Segundo informações divulgadas pela Cetip no último dia 18, os financiamentos de veículos usados caíram cerca de 7,5 % em relação a 2015, sendo que 1,26 milhão de unidades foram financiadas em 2016.

Grande parte dos usados negociados tinham de quatro a oito anos de uso, denominados de “usados jovens” pela Cetip.

Em segundo lugar nas vendas ficaram os “seminovos”, como são chamados os que têm até três anos de uso. Essas duas categorias tiveram um número menor de vendas em relação ao ano passado.

A única “faixa etária” de carros que teve crescimento no 1º semestre do ano foi a dos que têm de nove a 12 anos de uso, com alta de 6,9%.

Motos

As vendas de motos caíram 23% entre janeiro e junho de 2016, comparado ao mesmo período do ano passado. As motos zero quilômetro tiveram uma queda de 24,7% no semestre. As usadas, de 8,9%.

Geral

Os financiamentos de veículos em geral, somando-se carros, motos e caminhões novos e usados, tiveram queda de 16,7% em relação ao primeiro semestre de 2015.

Foram 2,25 milhões de unidades entre janeiro e junho, contra 2,71 milhões no mesmo período do ano passado. Os veículos novos somaram 879,1 mil unidades e os usados 1,37 milhão.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais com seus amigos e curtam a nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo!

Últimas Notícias