Publicidade

Todo carro perde valor de mercado a partir do momento que ele sai da concessionária. Estima-se que, em um ano, essa depreciação pode ser entre 7% e 23%. Mesmo que você seja um proprietário cuidadoso, existem alguns fatores comerciais que definem essa desvalorização. 

Para evitar uma depreciação ainda maior, é fundamental que o carro esteja conservado, tanto na parte estrutural quanto na mecânica. Além disso, eventuais modificações e até mesmo em que cidade o carro transitou são responsáveis pela desvalorização do veículo. 

Por isso, para não perder dinheiro na hora de passar o seu veículo para frente, listamos os 5 principais fatores que aumentam a desvalorização do carro e o que pode ser feito para resolver. 

Está pensando em trocar de carro? No Usadosbr você encontra o melhor carro para você!

O visual do carro

Arranhões e pequenos amassos são responsáveis por aumentar a desvalorização do carro.

A primeira coisa que o comprador vai olhar é a estética do carro. Ele vai avaliar se existem arranhões, sinais de batidas, peças pintadas e manchas. No interior, o comprador vai avaliar o estofado e procurar por rasgos, manchas ou outros danos. Até o odor pode influenciar no valor final, principalmente em carro de fumantes. 

Todo tipo de remendo, avaria ou sinal de desgaste vão pesar na hora da venda. Em alguns casos, como pequenos riscos, é melhor deixar como está e explicar para o comprador do que tentar disfarçar com pintura.

Leia também: 10 carros que menos desvalorizam após um ano de uso

A parte mecânica e estrutural

Ruídos no motor aumentam a desvalorização do carro

Após avaliar visualmente o carro, o comprador vai analisar também o estado das peças do motor, freios, suspensão, e outros itens. Fique atento ao estado de conservação dos pneus e do estepe também

Além disso, o mal funcionamento de vidros elétricos, lanternas e faróis, ar condicionado  e comandos do volante contribuepara a desvalorização do carro. 

Para não sofrer com a desvalorização por conta desses itens, faça revisões regulares no seu veículo. Guarde todos os recibos e carimbos das revisões, pois os compradores costumam verificar tudo. Se isso estiver bem documentado, o carro será valorizado.

Publicidade

Qual a quilometragem

Quilometragem muito alta aumenta a desvalorização do carro

O comprador interessado no seu veículo vai querer saber a quilometragem, que é um dos principais itens na avaliação. Quanto mais quilômetros rodados, menor o valor do carro. 

Entretanto, é bom lembrar que pode acontecer de um carro com quilometragem mais alta valer mais do que um que rodou menos. Isso vai depender do estado geral do veículo. Pode ser que o que rodou menos tenha vários defeitos e sinais evidentes de mau uso, por exemplo. 

Então, se você comprou o carro já pensando na revenda, considere passar ele para frente quando atingir os 70 mil quilômetros rodados, ou cinco anos de uso. 

A origem do carro

Veículos que foram de locadoras, táxis ou adquiridos em leilão terão o seu valor de venda bastante reduzido. Isso porque a utilização desses veículos pode ter sido intensa. 

Carros de cidades litorâneas podem sofrer com a desvalorização. Isso porque a maresia pode causar desgaste na lataria, nos terminais de bateria, conectores elétricos, filtros de ar e equipamentos de lubrificação. 

Modificações no carro

Modificar o carro é um dos principais fatores que aumentam a desvalorização do carro

Se você trocou as rodas por modelos maiores, instalou um som potente ou fez alterações na mecânica ou suspensão do carro, prepare-se. Modificar o veículo pode reduzir drasticamente o preço na hora da revenda

Mesmo com todas as regulamentações ou laudos, o carro irá se desvalorizar por conta do alcance de mercado menor. A maioria dos compradores prefere tudo original, do jeito que saiu de fábrica. 

Por isso, A solução nesses casos é, se possível, retirar todos esses itens antes de colocar o carro à venda. 

Por mais que o automóvel esteja bem cuidado e em ótimas condições, quando chegar a hora de revender ele vai estar com o valor abaixo do que você comprou e isso é inevitável. Concessionárias ou revendas também costumam oferecer menos do que de fato o carro vale. 

No entanto, avaliar os fatores acima e evitar essas situações vai fazer com que o veículo seja vendido rapidamente e por um bom preço. E se você já decidiu vender ou trocar o seu veículo, visite o Usadosbr e anuncie!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Revista UsadosBR (
revista.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui