Com o período de greve de caminhões e desabastecimento de combustível nos postos de gasolina, melhor ficar esperto quanto ao gasto do carro. Confira seis atitudes que contribuem para a economia e fazem o tanque render mais
Não carregue peso desnecessário
Muitas pessoas ainda têm o hábito de deixar objetos no porta-malas do carro por muito tempo. O que elas não sabem é que, se o veículo estiver muito pesado, vai acabar gastando mais energia para funcionar — afinal de contas, quanto mais pesado, mais difícil de se movimentar. Para uma noção melhor, cada 50 quilos extra no seu carro correspondem a um aumento de mais ou menos 1% no consumo de combustível.
Tenha cuidado na hora de trocar as marchas
A hora de trocar a marcha também pode influenciar muito no consumo de combustível. O seu carro deve conter essas informações no manual do proprietário, mas você também pode analisar o momento certo por meio do torque. Por razões óbvias, um veículo a 100km/h não deve rodar na segunda marcha, por exemplo.
Evite aceleradas e freadas bruscas
Acelerar ou frear o seu veículo bruscamente é ruim em diferentes aspectos, inclusive no gasto de gasolina. Essa medida exige muito do motor do seu carro e, justamente por isso, aumenta o consumo.
Muitas pessoas fazem isso quando vão arrancar em um sinal ou quando ligam o carro pela manhã, com medo do veículo estar “frio” e não funcionar perfeitamente. Mas não precisa se preocupar, pois se o seu modelo conta com injeção (como a maioria dos carros), o aquecimento acontece de forma automática.
Não se esqueça de calibrar os pneus
Você provavelmente já ouviu falar da importância do pneu calibrado. Essa medida é importante para aumentar a vida útil do pneu e economizar combustível. Então, separe alguns minutos e faça a calibragem uma vez por semana — você pode checar a pressão ideal no manual do seu veículo. Os pneus, quando estão murchos, podem aumentar o gasto em até 20%. Agora você tem motivos de sobra para calibrá-los, não é mesmo?
Invista nas velas para economizar combustível
As velas influenciam muito no consumo de combustível dos carros, e precisam ser trocadas sempre que atingirem a quilometragem que é recomendada (ou na revisão programada). Elas devem ser substituídas por peças com as mesmas especificações, já que a função das velas é gerar energia para realizar a queima que acontece da mistura ar/combustível.
Portanto, se as velas estão ruins ou muito gastas, essa queima pode ficar irregular, ter seu desempenho comprometido e aumentar os gastos com combustível.
Feche a janela quando estiver em alta velocidade
Se quiser trafegar com uma velocidade maior que 80 km/h, é bom fechar as janelas do carro. Assim, você previne algum tipo de incidente e ainda economiza. É isso mesmo! Quando você está em alta velocidade, a entrada de ar aumenta a resistência aerodinâmica e, por consequência, o consumo de combustível.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)