Dia do irmão: relembre alguns carros que foram separados na maternidade

Quem nunca confundiu uma pessoa com a outra que atire a primeira pedra! E no mundo automotivo temos alguns exemplos de carros que são tão parecidos que poderiam ser irmãos. E como nesta terça-feira (5) é celebrado o Dia do Irmão, o UsadosBR elaborou uma lista com alguns automóveis que mais parecem “gêmeos”.

Alguns modelos só mostram sua semelhança de um determinado ângulo, enquanto outros carros que rodam – ou rodaram – no Brasil e o mundo são praticamente idênticos. Confira:

Kia Cerato e Ford Focus Fastback

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Ford Focus sedã 2016, rebatizado como Fastback, lembra bastante a geração do Kia Cerato, lançada em 2013. As proporções de ambos os carros são muito parecidas, bem como as linhas gerais da carroceria. No entanto, a maior semelhança está principalmente na traseira. Olhando rápido, no trânsito, dá até para confundir.

Lifan 320 e Mini Cooper

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O polêmico Lifan 320 foi vendido no Brasil, aproveitando que buscou forte inspiração (para não dizer outra coisa) no Mini Cooper. Até que de longe o Lifan engana mesmo, mas ao se aproximar, logo se percebe que é bem mais magrinho e seus faróis e lanternas são mais simples. Bem como as rodas menores. Debaixo do capô as diferenças continuam.

Ford Mondeo e Audi A5 Fastback

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Visto de lado, o Mondeo hatchback é a fuça do Audi A5 Fastback. A silhueta dos dois carros é virtualmente a mesma, bem como o formato das portas e da área envidraçada.

Landwind X7 e Range Rover Evoque

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A polêmica chinesa de 2014 foi o Landwind X7. É só dar uma olhada para perceber como ele parece demais com o Range Rover Evoque, ao ponto de confundir quem olhar de perfil. A Land Rover tentou processar a marca e impedir a venda, mas como sempre acontece em casos como este, as autoridades chinesas não acharam que é uma cópia. Como se não bastasse, a marca até vende, como opcional, uma grade igual a do Evoque e com o logo da Land Rover.

Kia K9 e BMW Série 7

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Em 2012, o sedã topo-de-linha Kia K9 (K900 nos EUA) rendeu críticas por seu design, que muitos consideraram uma cópia do BMW Série 7 da geração passada, seu contemporâneo.

JAC 4r3 e Ford F150

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

As semelhanças entre JAC 4R3 e Ford F-150 são mais gritantes na parte frontal. O formato dos faróis dianteiros e o escudo (oval com fundo azul) do modelo chinês são praticamente idênticos ao da picape norte-americana. Os chineses só não imitaram a mecânica da F-150. Enquanto a consagrada picape da Ford usa um motorzão de 306 cv e 38,4 kgfm de torque, o modelo oriental conta com um propulsor de apenas 108 cv e 24,4 kgfm de torque.

Kia Opirus e Jaguar S-Type

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Vendido entre 2002 e 2011, o Kia Opirus, topo-de-linha da marca coreana, era muito parecido com o Jaguar S-Type, lançado em 1998. A semelhança é visível na silhueta, nos quatro faróis circulares e no formato da grade. As proporções do sedã coreano, porém, são mais verticalizadas e o resultado geral não tem tanta harmonia quanto o Jag.

Gostou da nossa seleção para o Dia do Irmão? E se você conhece outros ótimos exemplos de carros de marcas diferentes com visual extremamente parecidos fique à vontade para postar nos comentários e nos ajudar a continuar esta lista!

Últimas Notícias