Início Dicas Som automotivo: 5 cuidados que você precisa ter

Som automotivo: 5 cuidados que você precisa ter

Para garantir que seu sistema de som automotivo esteja sempre funcionando em boas condições, é necessário alguns cuidados simples. Confira!

1
2976

O maior companheiro de muitos motoristas, principalmente daqueles que costumam dirigir por muito tempo sozinhos, certamente é o som automotivo. Não há quem não se sinta mais alegre e relaxado ao ouvir suas músicas preferidas.

Por isso, preparamos este post com 4 cuidados que você precisa ter com seu som automotivo. Confira:

1. Tenha cuidado com a instalação do som automotivo

Muitas pessoas optam por fazer a instalação por conta própria, porém, é preciso ter atenção. Antes de fazer qualquer intervenção no sistema elétrico do veículo, é necessário desconectar a bateria para evitar acidentes.

Alguns modelos de veículo podem necessitar de ferramentas especiais para fazer a instalação do som automotivo. Não deixe de consultar os manuais do carro e do aparelho de som automotivo para se certificar de que dispõe de tudo o que precisa.

É preciso se certificar de que a bateria fornecerá energia suficiente com o sistema de som instalado, principalmente se estiver trocando por um aparelho mais potente ou fazendo a instalação pela primeira vez. Em caso de dúvida, o melhor é procurar um profissional especializado.

2. Escolha os alto-falantes certos

Na busca pelo som perfeito, alto-falantes de qualidade farão uma grande diferença. Mas é preciso saber quais os alto-falantes certos para cada veículo. Verifique as medidas dos compartimentos de alto-falante do seu carro para descobrir qual o modelo ideal.

Certifique-se de que seus alto-falantes sejam de potência equivalente ao do seu sistema de som para evitar problemas elétricos. Caso esteja instalando alto-falantes realmente potentes, avalie se a fiação do veículo suportará os novos equipamentos. Se for necessário, substitua por fios mais grossos.

3. Faça uma limpeza periódica

Quantos cuidados um som automotivo pode precisar depois de instalado? A maioria pode pensar que não são muitos. E realmente não são, porém eles são muito importantes para garantir o bom funcionamento do aparelho por muito tempo.

Limpe as partes externas do aparelho de som automotivo com produtos específicos e uma flanela macia. Os alto-falantes podem ser limpos com um compressor de ar, por exemplo. Assim, você remove a sujeira sem precisar tirá-lo do lugar.

No leitor óptico dos aparelhos que reproduzem CDs e DVDs pode se acumular partículas de poeira, que danificam os discos e o próprio aparelho. Essa limpeza deve ser feita com cuidado para não danificar o leitor.

4. Parte elétrica em dia

O sistema elétrico do carro é vital para o funcionamento geral do veículo e manter a parte elétrica do veículo em dia também é um bom modo para aumentar a durabilidade dos sons automotivos. Isso porque quando ela está prejudicada, a alimentação do sistema sofre alterações, o que pode acarretar em desligamento automático do aparelho, principalmente durante o processo de partida do carro.

5. Evite o som alto

Lembre-se que você deve curtir o seu som automotivo com responsabilidade e respeito com as outras pessoas. Evite o som alto em áreas residenciais, próximo de escolas e hospitais.

Muitas cidades já possuem legislação para regular a emissão de som dos veículos, prevendo sanções, como multa e apreensão do veículo. E essas regras valem para qualquer período do dia, afinal, não existe limite de horário para se respeitar os direitos de todos.

Seguindo essas dicas simples você poderá aproveitar ao máximo seu sistema de som automotivo, sem riscos à sua segurança e ao seu bolso. Se você gostou das nossas dicas, aproveite e compartilhe este post com seus amigos no Facebook!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui